Tanto Inbound Marketing como Marketing de Conteúdo são conceitos novos no mundo do empreendedorismo. Uma vez que ambos são extremamente importantes para você alavancar sua empresa no mundo digital, é necessário saber as diferenças e utilidades de ambos.
Por isso, elaboramos um guia informativo simples e acessível para que você não somente possa saber a diferença que há entre esses conceitos, mas também como aplicá-los na sua marca e usufruir de todas as vantagens que eles oferecem.
Inbound marketing – O que é inbound marketing?
A ideia que fundamenta o conceito de inbound marketing é o acesso do cliente ao website da empresa (não necessariamente com intuito de comprar), e não o contrário. Ou seja, a estratégia principal do inbound é aguçar a curiosidade do cliente pela empresa, construindo um laço.
Outra característica pertinente a ser levada em consideração é o funil de vendas que oferece inúmeras possibilidades diferenciadas, além da conexão cliente-empresa. Abaixo, veremos algumas características que fazem o inbound marketing distinto do marketing de conteúdo:
- Primeiros contatos: as estratégias de inbound prezam pelo estreitamento progressivo dos laços entre cliente e empresa. O ideal é sempre manter um contato próximo, sem “empurrar” de uma vez seus produtos para o consumidor, evitando assustá-lo.
- Lead: ao visitar seu site, o cliente pode deixar gratuitamente um material rico para você explorar da melhor maneira possível. Assinando uma newsletter ou participando de uma promoção, ele deixará informações como nome, endereço, telefone, e-mail, etc.
- Oportunidades diferentes: Nesse processo, começam a aparecer várias oportunidades para você abordar o cliente de maneira efetiva, aguçando sua curiosidade enquanto mostra não somente seus produtos, mas toda a sua empresa.
- Resultado: Após os contatos e a troca de conhecimento entre sua marca e o consumidor, a compra com certeza poderá ser realizada com mais segurança e satisfação para seu cliente, garantindo, assim, maior frequência de futuros retornos .
Para isso, é imprescindível atrair clientes relacionando-se com eles por intermédio de redes sociais, SAC ou qualquer outro canal que possa converter a curiosidade passageira em visitas duradouras. Nesse ponto, as estratégias inbound fazem toda a diferença dentro da empresa.
Marketing de conteúdo – O que é marketing de conteúdo?
Podemos definir marketing de conteúdo como todo material produzido pela sua marca com intuito de educar, informar, entreter e/ou atrair o seu cliente. Sem conteúdo atraente para seu cliente, o inbound torna-se inviável.
Por isso, esse tipo de marketing é tão relevante, uma vez que fornece informações consistentes e necessárias para alcançar mais consumidores.
Unindo ambos os conceitos e colocando-os em prática, sua marca só tende a ganhar clientes fiéis e comprometidos.