É sempre muito importante contar a história de uma empresa, função realizada pelos textos institucionais que, na verdade, além da história da empresa falam da cultura organizacional de uma empresa.
Seja ela uma indústria física, mais tradicional, ou uma empresa de e-commerce, por exemplo. O texto institucional contribui para a construção da credibilidade de uma empresa que é um valor intangível e fundamental na conquista de clientes.
No e-commerce, produzir um bom texto institucional pode fazer diferença na hora de conquistar novos clientes. Saiba quais elementos são importantes na produção de um bom texto institucional.
- O relato da história do seu negócio;
- Exponha a cultura da empresa;
- Seja persuasivo;
- Use uma linguagem segura, que seja convidativa;
- Coloque depoimentos de clientes. Isso ajuda a dar credibilidade e a criar confiança.
O texto institucional deve fazer parte da estratégia do e-commerce porque ele ajuda a estreitar laços com os clientes, fazendo com que seja criada uma relação pessoal, favorecendo a sua proposta, consequentemente você passa a ter maiores chances de sucesso na realização das vendas.
História da empresa
O texto institucional é informativo. Por isso, é fundamental reunir informações que forneçam subsídios que ajudem os clientes a conhecerem mais sobre o trabalho da sua empresa. é importante que o empreendedor tenha em mente que o texto pode falar da empresa dele, mas ele é feito para os clientes.
Por isso, a linguagem deve ser informativa, mas convidativa para que o leitor-cliente se sinta impulsionado a testar o que você oferece para ele. O texto institucional deve ser leve, porém sem esquecer seu objetivo: apresentar a empresa e seus produtos ou serviços.
Aproveite o texto institucional para ir além da história da empresa. Conte a história, mas compartilhe com seus clientes a missão, a visão e os valores da empresa. Ao fazer isso, cria uma relação de cumplicidade com seu cliente.
Cuidado com o texto institucional
Escrever não é fácil. É estratégico. A escolha de cada palavra pode significar ganhar ou perder clientes. Acredite. Um texto com erros ortográficos primários pode colocar tudo a perder, simplesmente por manchar a credibilidade da empresa.
Por isso, uma boa dica é contar com a experiência de profissionais que possam ajudar você a criar o texto institucional da empresa. O texto institucional da empresa é o primeiro contato do cliente com sua empresa, e, como diz o ditado: A primeira impressão é a que fica.