Pular para o conteúdo
Início » Blog & Negócios » PLATAFORMAS PARA BLOG – QUAL UTILIZAR?

PLATAFORMAS PARA BLOG – QUAL UTILIZAR?

PLATAFORMAS PARA BLOG - QUAL UTILIZAR

A internet democratizou a informação. Um maior número de pessoas começou a ter mais acesso, e cada uma delas virou um canal de comunicação. Então, como divulgar suas opiniões ou informações? Por meio de um blog, claro!

Os blogs são abrigados em plataformas nas quais é possível colocar conteúdos que vão desde textos a vídeos. Com ou sem imagens de assuntos dos mais diversificados, o dono do blog – ou o responsável por ele – pode gerenciar as publicações.

Nele, é possível deixar um espaço para interatividade com seus leitores, seja por comentários ou um formulário no qual o leitor informa os dados necessários para receber por e-mail uma notificação, como por exemplo, uma newsletter.

Existem várias plataformas para blog. Algumas são pagas (quando desejar ou precisar de muitos recursos), mas é possível montar um blog gratuito.

Há quem pense que isso é algo difícil ou que precisa de conhecimento mais profundo de programação. Mas não é verdade.

No início, os blogs eram definidos como diários virtuais, nos quais as pessoas compartilhavam apenas suas experiências particulares. Esse conceito mudou, e hoje os blogs ganharam voo e são abrigados em sites de empresas, portais de notícias, além de comunicar segmentos específicos.

Cesta básica para montar um blog:

  • Escolher o domínio (o nome).
  • A plataforma que irá hospedá-lo.
  • Criar o blog em si: ver o conteúdo e o design.

Como fazer um blog grátis passo a passo?

Há duas plataformas para blog que são as mais usadas: WordPress e Blogger. Ambas são gratuitas. Basta fazer o cadastro para criar uma conta e ter acesso ao sistema para montar o seu.

É importante saber que as plataformas gratuitas disponibilizam certa limitação em termos de personalização e na organização dos posts, ainda assim, a ferramenta é muito fácil de ser usada, já que você pode se beneficiar dos templates oferecidos, ou seja, não precisa saber sobre programação.

Se for sua primeira vez pensando em fazer um blog, talvez seja interessante escolher um dos temas oferecidos pela plataforma que tenha mais a ver com o assunto a ser publicado, e tente personalizar com seu logo e cores que lhe agradam, por exemplo.

Lembre-se de que o fator mais importante é chamar a atenção do leitor e conquistá-lo de forma que ele volte para sua página sempre em busca de novidades.

Saiba como montar um blog grátis

Depois que você se inscreveu na plataforma e criou uma conta, veja onde está o botão para adicionar posts. Ele é sua porta de entrada para acrescentar o conteúdo do blog. Os templates são simples, intuitivos, você vai conseguir fazer sem dificuldades.

Esteja consciente de que montar um blog pode ser uma solução, desde que tenha em mente que ao decidir colocá-lo em uma plataforma gratuita, pode se deparar com alguns recursos bem interessantes, mas que podem ser pagos.

Com o tempo, seu blog ganhará visibilidade. Por isso, não descarte a alternativa de começar em uma plataforma gratuita e somente depois fazer a transferência para uma paga.

Quer saber mais? Acesse nosso e-book grátis.

Olá como podemos ajudar?