Saber qual a melhor palavra-chave que vai ajudar no seu trabalho na hora de produzir um conteúdo de qualidade é, como se diz no popular, meio caminho andado. Um conteúdo de qualidade pede as melhores palavras-chave, que vão integrar o conteúdo que será entregue ao cliente.
Agora como descobrir quais palavras-chave são mais usadas em seu segmento? Uma boa alternativa é usar ferramentas de busca de palavras-chave.
Conheça as melhores ferramentas de busca de palavras-chave
O trabalho de busca por palavras-chave nunca termina, ele é frequente para que haja um bom posicionamento de seu site. Por isso, ao usar as ferramentas de busca, você vai conseguir identificar qual delas atende melhor as necessidades do que você está buscando.
Portanto, você deve descobrir o que elas oferecem e como podem ajudar no seu trabalho. Agora conheça as 10 melhores ferramentas de busca:
- Keyword planner: em português, “planejador de palavras-chave”. Essa ferramenta é gratuita e permite a obtenção de palavras-chave que mais são pesquisadas pelos usuários do Google.
- Semrush: ela mostra os sites que estão ranqueando organicamente com uma palavra-chave específica.
- Keyword tool: ferramenta interessante para procurar novos termos e conseguir ranquear os mecanismos de pesquisa. Tem interface fácil de ser usada.
- Ubersuggest: esse buscador tem como diferencial o fato de oferecer resultados em texto, imagem, News e vídeos do Google. Além disso, ele mostra as palavras-chave que não estão no Google Keyword Planner.
- Search combination tool: ajuda na criação de novas listas de palavras-chave. A ideia é colocar palavras relacionadas para gerar uma combinação de termos.
- Google search console: muito usada para encontrar oportunidades de palavras-chave, encaminha a busca para as palavras que podem oferecer um resultado melhor.
- Keyword Spy: o diferencial dessa ferramenta, é que ela permite analisar as palavras-chave que seus concorrentes estão conseguindo ranquear.
- Spy Fu: essa ferramenta oferece relatórios elaborados e detalhados sobre as palavras-chave pesquisadas. Ele mostra o desempenho da concorrência ao fazer uso de algumas palavras-chave específicas.
- Mozbar: extensão para navegador, essa ferramenta permite entrar em um determinado site e conseguir informações sobre as palavras-chave que estão sendo pesquisadas.
- WordStream: funciona como sugestão de palavra-chave, fornecendo palavras de cauda longa.
Um bom posicionamento das palavras-chave
Saber qual o melhor tipo de ferramenta de busca de palavras-chave depende muito de qual delas se encaixar melhor às suas necessidades. Já sabemos que um site que possui um conteúdo rico, tem mais chances de ficar posicionado na primeira página no buscador orgânico.
Esse objetivo vai ser atingido ao se fazer um bom uso de palavras-chave. São elas que vão permitir que o cliente, seu público-alvo, encontre o seu negócio e ele seja bem posicionado. Ao escolher as palavras-chave, é preciso levar em consideração o quanto elas são buscadas e também quais palavras à concorrência está usando.