O marketing de conteúdo chegou no mercado para ficar, com o crescimento do acesso à internet pelas pessoas, cada vez mais as empresas procuram maneiras de entrar nesse meio.
Agregado a isso, vem a demanda por informações que cresce diariamente, assim o marketing de conteúdo encontra um terreno cada vez mais fértil para colher os seus resultados.
O pilar básico do marketing de conteúdo é não só fazer propaganda do seu produto, mas também se tornar uma fonte confiável de notícias e novidades sobre o mercado no qual ele se encontra.
Com o surgimento das redes sociais o compartilhamento de informações ficou muito mais fácil, ter um blog, porém, ainda traz muito mais credibilidade como criador de conteúdo e de informações.
Mas as empresas que querem ingressar nesse ramo ainda têm muitas dúvidas sobre como atingir um grau alto de eficiência e conseguir retornos visíveis com o seu blog, a mais comum é sobre a quantidade de segmentos do blog.
MAIS DE UM SEGMENTO NO BLOG, FUNCIONA?
A resposta para essa pergunta é muito difícil de ser encontrada de uma forma que responda a todas as empresas que querem começar a trabalhar com marketing de conteúdo.
Vamos analisar os pontos positivos e negativos de três categorias importantes: o público alvo, a organização e o tempo, assim podemos compreender os impactos de tratar de dois ou mais segmentos no mesmo blog.
- Público alvo – como qualquer estratégia de marketing, antes de dar início ao marketing de conteúdo você deve pesquisar e compreender melhor o seu público alvo.
Um dos pontos positivos de se trabalhar mais de um segmento no mesmo blog é atingir uma gama maior de potenciais clientes, que estejam interessados em assuntos diversos.
Por outro lado, trabalhar com apenas um segmento e trata-lo como foco e o nicho do seu blog, pode funcionar melhor como maneira de fidelizar seu cliente e conseguir credibilidade no assunto tratado.
- Organização – o planejamento do seu blog deve ser o mais simples e intuitivo possível, criar um blog bagunçado pode ter o efeito reverso ao desejado e começar a afastar seus clientes.
Quando trabalhamos mais de um assunto no mesmo blog, podemos acabar misturando os assuntos e atrapalhando a fluidez do blog, o que também acabaria por afastar um certo número de clientes.
- Tempo – muitos pensam que cuidar de um blog é uma tarefa simples, pois não é. Escolher os temas que serão trabalhados envolve muito tempo e dedicação.
Quando se escolhe tratar mais de um segmento no mesmo blog, o tempo de criação de pauta cresce junto com o número de segmentos, o que pode acabar com o planejamento da criação de conteúdo.
Assim, podemos ver que trabalhar com mais de um segmento no mesmo blog pode ser uma armadilha que as empresas podem cair quando buscam atingir um público mais geral.
A dica é, pelo menos no início, trabalhar com um mercado de nicho e se especializar em apenas um segmento, para assim, quando suas bases estiverem sólidas, começar a diversificar os assuntos do seu blog.