Pular para o conteúdo
Início » Blog & Negócios » POR QUE A CENTRAL DO TEXTO É UMA ENGENHARIA EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO?

POR QUE A CENTRAL DO TEXTO É UMA ENGENHARIA EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO?

Especialista na criação de textos para os mais diversos segmentos e plataformas da internet, como sites, blogs e redes sociais, a Central do Texto é uma engenharia em produção de conteúdo. Mas o que isso significa?

Primeiramente é preciso entender o que é engenharia e como ela se aplica à produção de conteúdos voltados à circulação, principalmente, na internet.

A engenharia pode ser entendida como a aplicação do conhecimento empírico, ou seja, baseado na experiência, e científico com objetivo de criar, construir, manter e aprimorar diferentes tipos de estruturas e sistemas para que funcionem melhor.

Nessa óptica, o texto, ou conteúdo, pode ser entendido como aquilo que é criado e aprimorado e, então, inserido em um sistema mais complexo, com regras próprias de funcionamento, isto é, a internet e suas ferramentas e plataformas, como sites, programas, aplicativos, blogs, etc.

A ENGENHARIA E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Por sua amplitude, o conceito de engenharia também pode ser aplicado à produção de textos dos mais diversos formatos e sua adequação para que alcancem os objetivos traçados, como aumentar o fluxo de visitantes em um blog ou atingir determinado público-alvo.

Logo, é necessário pontuar a especialidade deste termo, ou seja, é crucial à engenharia a utilização do conhecimento científico e empírico, por isso, quando aplicada à criação de texto, cada decisão tomada e as interferências realizadas nele são refletidas de antemão.

Assim, aspectos como a escolha da linguagem na elaboração dos conteúdos, o tamanho dos textos ou a quantidade de repetições das palavras-chave não são arbitrárias, mas baseadas nas demandas do público consumidor e da própria internet e suas ferramentas de busca.

Por ser uma engenharia de produção de conteúdo, a agência ainda se preocupa em aprimorar conteúdos já existentes. Exemplo: uma empresa que já possui um blog ativo pode reformular e adequar os conteúdos publicados para atingir de fato seu público-alvo.

CENTRAL DO TEXTO – SERVIÇOS DIFERENCIADOS

Por ser uma empresa de conteúdo especialista na produção de textos corporativos, comerciais, informativos, de marketing e institucionais, a Central do Texto oferece serviços exclusivos para otimizar as plataformas utilizadas na rede mundial de computadores, como:

  • Textos para sites: Os textos para sites são normalmente do tipo institucional, pois se voltam a apresentar a empresa, seus serviços e produtos de forma profissional e clara para que os internautas tenham acesso a informações concisas e objetivas;
  • Conteúdos para redes sociais: As redes sociais e os blogs são mais descontraídos e permitem a criação e divulgação de textos sobre diversos assuntos com linguagem adaptada à persona a qual se direciona (jovens, adultos, profissionais, etc.);
  • Atualização e revisão: Nesse caso, os textos não precisam ter sido necessariamente criados pela Central do Texto, mas optimizados por ela por meio da revisão de sua forma e conteúdo, como linguagem, aspectos gramaticais, diagramação, estrutura;
  • Revisão gramatical: Um texto repleto de erros gramaticais não inspira confiança nos internautas e transmite uma imagem de relaxo e amadorismo por parte da empresa que o divulga, por isso a revisão é uma etapa essencial e que não pode ser ignorada;
  • Descrição de produtos: Descrições elaboradas, claras e detalhistas chamam a atenção dos internautas e colaboram com a concretização de vendas. Sabendo disso, a empresa conta com uma equipe voltada apenas à criação desse tipo de conteúdo;
  • Criação de e-books: Os chamados conteúdos ricos demandam a atuação de um time de especialistas para ser compostos, afinal um e-book deve abordar mais profundamente um tema do que um artigo curto ou uma postagem, por exemplo.

AS DIFERENTES FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELOS TEXTOS

Divulgar conteúdos relevantes em sites, blogs e redes sociais cumpre diferentes funções, por isso é necessário que os textos sejam elaborados de forma a cumpri-las. Algumas delas são:

  • Apresentar a empresa, seus produtos e serviços, como é o caso dos textos institucionais e comerciais;
  • Gerar maior tráfego de visitantes à página, ao blog e ao perfil social da empresa;
  • Aumentar as vendas e gerar leads, ou seja, identificar os internautas que de fato têm interesse na área de atuação da empresa;
  • Ser reconhecido como expert no segmento por meio da divulgação de textos ricos em informações técnicas, relevantes e aprofundadas sobre temas relacionados à empresa;
  • Ficar no topo do ranking dos resultados apresentados nos sites de busca por meio da aplicação de técnicas de SEO (SearchEngine Optimization);
  • Criar uma relação mais próxima com os consumidores, já que é possível ‘falar’ com eles por meio dos conteúdos criados;
  • Gerar receita, pois quanto mais pessoas visitam a página, mais é possível lucrar com anúncios e links patrocinados.

CONTANDO COM ESPECIALISTAS

Por ser uma empresa focada na engenharia em produção de conteúdo, uma vez que visa aplicar conhecimentos especializados com objetivo de fazer com que os textos cumpram seus objetivos, a Central do Texto é a parceira ideal para quem deseja ser visto e reconhecido na internet.

E tudo isso é resultado do excelente trabalho desempenhado por seus redatores, revisores e profissionais dedicados ao atendimento direcionado às empresas e clientes, afinal, é preciso, em primeiro lugar, entender seus anseios para, então, atendê-los.

Além disso, ao contar com os serviços especializados da empresa não é necessário sobrecarregar outros setores da empresa, afinal, as estratégias de marketing digital devem ser aplicadas de forma contínua e serem revistas e reinventadas para que continuem funcionando.

Olá como podemos ajudar?