Os clientes são o cerne de qualquer negócio, é para eles que são direcionadas as ações de Marketing, deles é oriunda a maior parte do capital que circula na empresa e por meio deles é possível crescer e se posicionar no mercado, por isso, por que não ouvi-los de forma direta?
Está cada vez mais clara a importância de obter um feedback de clientes, este pode mensurar não apenas sua satisfação com relação à compra de algum produto, mas também à maneira como ela foi feita, foi entregue e usufruída e os desejos do público consumidor.
Como conseguir feedback de maneira eficiente
Se os feedbacks são importantes para as empresas, sejam elas virtuais ou físicas, a busca por eles pode ressaltar aos clientes a relevância de sua opinião, o que faz com que se sintam especiais e valorizados. Alguns meios para obtê-los são:
- E-mail Marketing: O envio de e-mails após a realização de uma compra ou assinatura de newsletter é uma ótima forma de obter feedbacks, porém é preciso se atentar ao modo como ele será composto. O mais recomendado é escrever um e-mail claro e direto para que o consumidor compreenda rapidamente por que o está recebendo, por isso vale salientar a importância de sua opinião e a rapidez em avaliar o serviço ou produto obtido;
- Redes sociais: A criação de páginas em redes sociais como Facebook ou Instagram é muito indicada para avaliar a popularidade de conteúdos, produtos e campanhas veiculadas na rede, por meio dos likes, compartilhamentos e mensagens recebidas;
- Depoimentos: Muitos clientes só se sentem a vontade para comprar produtos após ler depoimentos de outras pessoas que já o adquiriram, por isso, os eles podem ser determinantes para alavancar as vendas e obter informações essenciais. Por isso, após a conclusão das vendas, é importante encaminhar alertas via e-mail ou aplicativo para que os consumidores voltem à página e deixem seu depoimento. É indicado também disponibilizar ferramentas de avaliação, como pontos ou estrelas;
- Pesquisas: As pesquisas de satisfação devem ser enviadas de maneira cortês e direta aos consumidores e, para que sejam eficientes, conter perguntas simples que ajudem a mensurar o que o cliente achou da venda, produto, entrega, site, atendimento, etc.
Importância no pós-atendimento
Por fim, a importância do pós-atendimento não pode ser desprezada, mesmo uma reclamação deve ser vista com bons olhos, afinal pesquisas apontam que mais da metade dos clientes que possuem reclamações atendidas voltam a comprar, pois estes se sentem valorizados.