Os últimos anos têm sido especialmente desafiadores para os empreendedores no Brasil. Os cenários econômico e político do país sofreram graves oscilações, tornando a vida financeira das empresas, principalmente pequenas e médias, extremamente complicada.
Somente em setembro do último ano, mais de 550 mil micro e pequenas empresas foram notificadas pela Receita Federal, por dívidas de impostos.
São as empresas menores que mais sofrem com a crise financeira por uma série de fatores. Muitos empreendedores entram de cabeça num negócio, colocando toda a paixão e entusiasmo, mas sem um preparo adequado para lidar com questões financeiras.
Sem planejamento, quando a crise chega, fica difícil tirar as contas da empresa do vermelho e lidar com todas as variáveis que podem abalar as estruturas do negócio. Nem sempre força de vontade é tudo quando se fala de empreender.
Ao ver sua empresa em meio a dívidas com fornecedores, credores, impostos, e com a saúde financeira completamente comprometida, a única solução parece ser declarar falência e fechar as portas. Mas antes disso é possível buscar outras saídas para manter seu negócio na ativa.
Algumas medidas podem ser a salvação para ver sua empresa saindo da crise. Se tomadas com consciência e determinação, essas atitudes vão ajudá-lo a sair do vermelho e enxergar tempos de prosperidade em seu negócio.
Se você se pergunta como sair da crise financeira empresarial, saiba que, antes de tudo, mão de obra especializada é altamente recomendável. Por mais que alguns considerem algumas contratações como um gasto, isso pode não ser verdade. Em alguns casos é um investimento.
Dicas práticas para sair da crise financeira
Se você pensa que sua empresa chegou ao buraco, e de lá não dá sinais de sair, respire, mantenha a calma, e confira dicas de como sair da crise:
- Mapeamento da situação atual: antes de sair tomando qualquer atitude precipitada, pare e pense no cenário da sua empresa. Faça um dossiê de todas as suas dívidas, gastos fixos, processos, identifique os ralos de dinheiro, os pontos onde precisa melhorar, os desafios, quais as forças, por onde a receita entra, e todas as informações mais minuciosas que dizem respeito à geração de renda no seu negócio. É a partir daí que você poderá tomar alguma medida para tirar sua empresa da crise financeira.
- Renegocie suas dívidas: sem dúvida, o maior aperto de uma empresa são as dívidas. À medida que elas são deixadas de lado, os juros vão correndo, e se transformam numa bola de neve. Não tenha medo de conversar com fornecedores, pedir prazo e negociar multas. Afinal, o cenário está difícil para todo mundo. Também é primordial renegociar as dívidas com bancos e credores, já que estes costumam ser os de maior juros. Também vale considerar pedir empréstimos para trocar dívidas com juros altos por dívidas com juros menores.
- Otimize seu capital: muitas vezes isso pode significar cortar alguns gastos, ajustar a folha de pagamento, e avaliar com muito cuidado o custo-benefício de todos os custos fixos da empresa. Porém, é preciso continuar investindo no que traz resultados, como algumas ações de marketing, por exemplo.
- Separe as suas contas e as contas da empresa: outro erro muito comum é usar o capital de giro da empresa para quitar dívidas pessoais. Isso é um tiro no pé da saúde financeira da sua empresa! É preciso ter disciplina, e deixar suas mãos bem longe do caixa, para não cair na tentação de tirar mais dinheiro do seu negócio do que o recomendável.
- Nunca deixe de investir: o investimento é sagrado! A razão de existir de qualquer negócio é o lucro, certo? Então, priorize aquilo que faz você ter mais lucro. Não abra mão de investir na qualidade de matéria-prima ou no marketing, pois são eles que farão com que você engorde a receita e desenvolva sua empresa. O que você pode fazer é investir numa estratégia inteligente de marketing digital, por exemplo, que potencialize a divulgação do seu produto ou serviço, com investimentos dentro do seu orçamento.
Saindo do vermelho
Todas as dicas de como sair da crise financeira empresarial têm base num só fundamento: o planejamento. É pensando de forma planejada que você consegue prever situações de risco e se prepara para enfrentá-las.
Ao invés de se preocupar apenas com a saúde financeira, uma empresa com um bom planejamento tem a possibilidade de investir em ferramentas que alavanquem seu negócio. Por esse motivo o marketing digital se tornou uma forma de investimento muito popular entre as empresas. Com ele, é possível aumentar a divulgação de forma estratégica e inteligente, com soluções sob medida para cada tipo de empresa.