Os tempos e as pessoas mudaram e, com isso, as estratégias de marketing também precisaram evoluir.
Atualmente, há uma rejeição muito maior a propagandas interruptivas e que não têm relação com o que o consumidor deseja ter contato. Mais do que nunca, o cliente é quem tem o poder sobre aquilo que consome.
Muito desse comportamento tem ligação com o advento e avanço da internet e da tecnologia, como um todo. Na realidade virtual, é o próprio consumidor quem costuma ir atrás daquilo que lhe interessa e chama sua atenção. É aí que entra o marketing de conteúdo!
Para responder à pergunta: “o que é marketing de conteúdo”, é preciso entender que ele se trata de uma estratégia, que tem como foco a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo de determinados segmentos.
A estratégia do marketing de conteúdo consiste em produzir informações que auxiliem a persona a solucionar seus problemas, sem, contudo, promover a marca ou a empresa explicitamente.
Isso faz com que sua marca seja vista como referência e autoridade no assunto pelo público, de forma muito natural. Dessa maneira, além de fazer com que as pessoas respeitem sua marca, o marketing de conteúdo também é responsável por fidelizar e engajar clientes.
Conteúdo
O marketing de conteúdo auxilia o público-alvo em todo o processo de compra, de forma que ela ocorra da forma mais natural e espontânea possível. O marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing, que, por sua vez, é impulsionado pelo marketing de conteúdo.
Ou seja, um depende do outro, por isso ambos estão relacionados.
Para entender isso, vamos definir melhor o que é inbound marketing e o que é marketing de conteúdo.
Inbound marketing é um conjunto de estratégias que são utilizadas para atrair o cliente, sem que seja necessário ir atrás dele, mas fazendo com que ele, voluntariamente, encontre sua empresa por meio de mecanismos de busca, mídias sociais etc.
A ideia por trás desse recurso é fornecer as respostas e soluções que o seu público-alvo já procura. No entanto, ainda que ele não esteja buscando necessariamente por uma solução, o inbound marketing tem a função de persuadi-lo sutilmente, de modo que ele descubra que precisa daquela solução mais do que imaginava.
O marketing de conteúdo, por outro lado, como já foi dito, é o que dá combustível para o inbound marketing. É tudo aquilo que serve para informar, educar e entreter um futuro cliente.
Resumidamente, o marketing de conteúdo fortalece o vínculo e o relacionamento do público com a marca, por meio de conteúdos relevantes, potencializando a geração de leads. Enquanto isso, o inbound marketing é a continuação do processo, que foca nas vendas e na conversão de leads em clientes.
É evidente que o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para grandes e pequenos empreendimentos. Mas, e na prática, quem são os pioneiros do marketing de conteúdo?
Listamos para você 5 marcas que estão dando o que falar, quando se trata de marketing de conteúdo. Dá uma olhada:
Investir em marketing de conteúdo é essencial para garantir o alcance do seu público-alvo, mas, para isso, é necessário conhecer seus possíveis clientes e, a partir daí, implementar essa estratégia da forma mais adequada e eficiente.
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