Os tempos e as pessoas mudaram e, com isso, as estratégias de marketing também precisaram evoluir.
Atualmente, há uma rejeição muito maior a propagandas interruptivas e que não têm relação com o que o consumidor deseja ter contato. Mais do que nunca, o cliente é quem tem o poder sobre aquilo que consome.
Muito desse comportamento tem ligação com o advento e avanço da internet e da tecnologia, como um todo. Na realidade virtual, é o próprio consumidor quem costuma ir atrás daquilo que lhe interessa e chama sua atenção. É aí que entra o marketing de conteúdo!
Para responder à pergunta: “o que é marketing de conteúdo”, é preciso entender que ele se trata de uma estratégia, que tem como foco a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo de determinados segmentos.
A estratégia do marketing de conteúdo consiste em produzir informações que auxiliem a persona a solucionar seus problemas, sem, contudo, promover a marca ou a empresa explicitamente.
Isso faz com que sua marca seja vista como referência e autoridade no assunto pelo público, de forma muito natural. Dessa maneira, além de fazer com que as pessoas respeitem sua marca, o marketing de conteúdo também é responsável por fidelizar e engajar clientes.
Marketing de conteúdo – o que é e qual a relação entre inbound marketing e marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo auxilia o público-alvo em todo o processo de compra, de forma que ela ocorra da forma mais natural e espontânea possível. O marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing, que, por sua vez, é impulsionado pelo marketing de conteúdo.
Ou seja, um depende do outro, por isso ambos estão relacionados.
Para entender isso, vamos definir melhor o que é inbound marketing e o que é marketing de conteúdo.
Inbound marketing é um conjunto de estratégias que são utilizadas para atrair o cliente, sem que seja necessário ir atrás dele, mas fazendo com que ele, voluntariamente, encontre sua empresa por meio de mecanismos de busca, mídias sociais etc.
A ideia por trás desse recurso é fornecer as respostas e soluções que o seu público-alvo já procura. No entanto, ainda que ele não esteja buscando necessariamente por uma solução, o inbound marketing tem a função de persuadi-lo sutilmente, de modo que ele descubra que precisa daquela solução mais do que imaginava.
O marketing de conteúdo, por outro lado, como já foi dito, é o que dá combustível para o inbound marketing. É tudo aquilo que serve para informar, educar e entreter um futuro cliente.
Resumidamente, o marketing de conteúdo fortalece o vínculo e o relacionamento do público com a marca, por meio de conteúdos relevantes, potencializando a geração de leads. Enquanto isso, o inbound marketing é a continuação do processo, que foca nas vendas e na conversão de leads em clientes.
Marketing de conteúdo exemplos e especificações
É evidente que o marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para grandes e pequenos empreendimentos. Mas, e na prática, quem são os pioneiros do marketing de conteúdo?
Listamos para você 5 marcas que estão dando o que falar, quando se trata de marketing de conteúdo. Dá uma olhada:
- Red Bull: a empresa compreende que a grande maioria dos seus consumidores pratica esportes ou exercícios físicos com certa regularidade, por isso investiu numa plataforma recheada de informações relevantes sobre temas relacionados. Com conteúdo audiovisual e fotográfico de alta qualidade e muito interessante, especialmente para quem está envolvido na área, a empresa demonstra como conhecer seu público faz toda a diferença.
- Nike: essa empresa tem inovado na estratégia de marketing de conteúdo, isso porque ela investe pesado nas redes sociais que já conhecemos (Instagram, Facebook, Youtube, Twitter etc.) e, além disso, atua de forma marcante, por meio do conteúdo gerado pelo usuário.
- Magazine Luíza: marcando presença nas redes sociais, por meio de uma abordagem mais informal e com o Blog da Lu, a empresa tem conseguido garantir uma grande aceitação do público. Isso ocorre graças à linguagem utilizada e o teor dos conteúdos que aproximam o leitor e atraem sua atenção.
- Editora Intrínseca: o público dessa empresa são os leitores de plantão, por isso a editora apostou em um blog repleto de informações relevantes acerca do mundo literário. Além disso, a contribuição de pessoas relevantes no blog também é parte importante do sucesso das estratégias de marketing de conteúdo utilizado pela empresa.
- Coca-cola: a Coca-cola sempre foi reconhecida por suas propagandas extremamente únicas e criativas. No que se refere à produção de conteúdo, a marca aproveita seu amplo alcance, fazendo uso dos conteúdos gerados por influenciadores e por usuários. O Youtube e seus influenciadores têm sido uma ferramenta muito eficaz na hora de divulgar conteúdos relevantes e divertidos para o público, por isso a Coca-cola não tem medo de investir nesse canal.
Investir em marketing de conteúdo é essencial para garantir o alcance do seu público-alvo, mas, para isso, é necessário conhecer seus possíveis clientes e, a partir daí, implementar essa estratégia da forma mais adequada e eficiente.