TODA ATENÇÃO AO CONTEÚDO NAS ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS.
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um dos conceitos mais importantes a serem explorados dentro de uma estratégia de marketing Inbound. Dentro de um mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, é comum que uma empresa não consiga identificar exatamente onde está perdendo seus clientes ou por que seu volume de vendas não está aumentando, e a ideia do funil de vendas é, justamente, proporcionar esta visão.
O funil de vendas acompanha o seu potencial cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento da sua empresa ou do seu produto/serviço, seguindo-o até o fechamento do negócio. O funil é dividido em camadas variáveis, mas que podem ser explicadas pelos seguintes termos, de acordo com o momento em que se encontra o seu cliente em potencial: visitante, lead, oportunidade e cliente.
Topo do Funil de Vendas – Visitante
Pense na boca de um funil. Naturalmente, é a parte mais larga e abrangente do objeto, certo? Por isso, nesta etapa se encontram as pessoas que chegam à sua página por curiosidade ou por já estarem em busca de alguma solução específica que sua empresa pode vir a oferecer. Em linhas gerais, essa é a parte de maior captação, onde você precisa atrair pessoas ao seu site para, em seguida, convertê-las em leads.
Segunda Etapa do Funil – Lead
Um lead é um visitante que já foi “captado e identificado” por você, seja através de um cadastro no seu site, assinatura da sua newsletter ou um primeiro contato através de chat ou telefone. Aqui, o visitante curioso é convertido em cliente em potencial, então é preciso perceber em qual perfil de cliente ele pode se encaixar e começar um atendimento personalizado com base neste perfil.
Terceira Etapa do Funil – Oportunidade
Um lead é convertido em oportunidade a partir do momento em que a equipe de marketing o percebe já pronto para ser abordado pela equipe de vendas. Até aqui nenhuma abordagem direta de venda ainda foi feita, então é o momento de fazê-la, de acordo com os resultados observados nas duas etapas anteriores.
Final do Funil de Vendas – Cliente
Sua abordagem de venda foi bem sucedida e sua oportunidade foi convertida em cliente, parabéns! Nesta etapa do funil só chega quem realizou a primeira compra com você, mas não pense que o trabalho acaba por aqui. Agora começa a fidelização do cliente, através do estímulo a uma nova compra com você ou à indicação a novos possíveis clientes.
O trabalho deve ser contínuo e, através da observação de cada etapa, será possível perceber o que está bom, o que ainda não está e o que pode ser feito para melhorar cada processo de conversão.
A Importância de um Conteúdo Relevante
Um conteúdo relevante pode ser o fator chave para a conversão em qualquer que seja a etapa em que se encontra o seu cliente. Informações interessantes, exclusivas e diferenciadas captam os usuários, despertam o interesse e podem, certamente, estimular a compra.
Neste sentido, torna-se evidente a importância de se contar com profissionais especializados em conteúdo, que poderão produzir um material específico para cada etapa do funil de vendas, garantindo a otimização das conversões e, consequentemente, aumentando a sua cartela de clientes.