Sua empresa de e-commerce tem clientes fiéis? Para responder essa pergunta, vamos ver qual é o conceito de fidelização:
Fidelização nada mais é que transformar clientes em pessoas fiéis àquilo que você comercializa, seja uma marca ou um serviço. Quando alguém compra diariamente no mesmo estabelecimento, isso significa para a empresa que tal pessoa é um cliente fiel às coisas que ela está oferecendo e, também, que o cliente gosta do serviço e ali encontra um preço que lhe parece justo.
Existem vários tipos de clientes
Como se diz popularmente, existem diferentes tipos de clientes. Cada cliente tem um modo de se portar quando está interessado em fazer uma compra, seja ela de modo presencial ou pela internet. Conheça, a seguir, alguns tipos de clientes:
- Cliente decidido: sabe o que deseja comprar e, em muitos casos, conhece o produto a fundo;
- Cliente indeciso: está atrás de informações que o ajude a realizar a compra;
- Cliente confuso: não sabe direito o que quer comprar, mas sente vontade de comprar algo;
- Cliente fã: aprecia alguns produtos da empresa e os indica para conhecidos, amigos e familiares;
- Cliente entusiasmado: compra sempre on-line e se manifesta a respeito dos produtos que comprou e sobre a empresa onde ele é cliente;
- Cliente caçador de ofertas: está sempre à procura de promoções e descontos.
Dicas arrasadoras para se fidelizar clientes
Agora que você conhece os tipos de clientes que existem no mundo do e-commerce, que tal aprender algumas dicas bem úteis para fideliza-los? Abaixo, estão as melhores formas de fidelizar clientes:
- Ofereça sempre novos produtos e serviços, pois nada é mais desagradável do que entrar em uma loja virtual e não encontrar nada de novo;
- Tenha sempre um leque de opções na forma de pagamento, tais como boleto bancários, cartões de crédito e entre outros;
- Não se esqueça de oferecer ao cliente algum benefício. Dessa forma, ele voltará a comprar na sua loja;
- Tenha um canal de atendimento eficiente. Responda todas as dúvidas e queixas de seus clientes no menor espaço de tempo possível;
- Sempre que puder, ofereça frete grátis. Esse é o grande diferencial na hora de se fidelizar um cliente.
Usando as dicas dadas aqui, você tem tudo para aumentar suas vendas no mundo virtual. Bons negócios!