Erros de ortografia podem acabar com a credibilidade do site ou blog da sua empresa, por passar uma imagem de amadorismo ou incapacidade. É claro que erros de português são comuns e não afetam tanto, no entanto existem erros que são “imperdoáveis.” Confira agora três erros de ortografia que podem prejudicar a sua credibilidade.
MAS/MAIS
É um dos erros mais cometidos, e é o mais notado. Boa parte das pessoas sabe a diferença de uso desses dois termos e quando encontram um erro, ainda mais em um site ou blog empresarial, não deixam passar e isso prejudica em muito a credibilidade. “Mas” é sinônimo de “porém” e “mais” é muito utilizado como um advérbio de intensidade correspondendo ao antônimo de “menos”.
MAL/MAU
É comum encontrar erros desses dois termos em redes sociais, mas quando se trata de uma plataforma empresarial é prejudicial. “mal” é o oposto de “bem” e pode ser usado como substantivo (evite o mal), advérbio de modo (ele escreve mal) ou conjunção temporal (eu mal cheguei). “Mau” é um adjetivo, o oposto de “bom” (isso é mau).
VERBO DEPOIS DE MIM
É comum a utilização errônea de verbos depois de “mim” oralmente, no cotidiano, no entanto, de forma escrita, o erro pode ser muito mais gritante. Não é uma regra sem exceções, mas muitos erros são cometidos.
“Mim” não conjuga verbo, frases como “Para mim escrever” ou “Para mim anotar” estão erradas. O “mim” deve ser substituído por “eu” (“Para eu escrever”, Para eu anotar” de preferência alterar a frase para um modelo como “Para que eu escreva”).
No entanto, quando surgir algum verbo de ligação (como “ser” ou “estar”), junto do predicativo do sujeito, o uso de “mim” é correto, por exemplo, “Foi fácil para mim conseguir isso”.
PARA CONCLUIR
É preciso, entender que certos termos ou erros são irrelevantes, dependendo da plataforma onde são inseridos, como redes sociais, ou outros ambientes digitais mais informais.
No entanto se os erros são cometidos em ambientes formais, como blogs ou sites empresariais, ou em e-mails, pode-se se tornar uma dor de cabeça. Imagine ser corrigido por seu cliente. Erros ortográficos podem transparecer falta de profissionalismo.