Ter um blog pode ser a grande diferença do seu negócio, seja ele virtual ou físico. Afinal, ao atrair internautas por meio do oferecimento de conteúdos novos e relevantes, é mais fácil aumentar o fluxo de clientes, fechar vendas e, consequentemente, aumentar a lucratividade.
Por isso, a qualidade da informação oferecida e da experiência do usuário durante a visita ao blog é fundamental e deve ser uma preocupação constante, para que haja aumento significativo de audiência na página por meio dos acessos e compartilhamentos dos leitores.
Para aumentar a visibilidade do blog nos buscadores mais utilizados, como Google, Yahoo e Bing, e atrair mais leitores, é preciso, portanto, oferecer conteúdo original, rico e informativo, usar palavras-chave, otimizá-lo e torná-lo visualmente agradável.
Importância do blog para empresas
O blog, hoje, não é empregado apenas como uma ferramenta acessória: cada vez mais concentra boa parte das estratégias do marketing digital e se constitui como um canal menos agressivo e direto, com impacto altamente positivo nas vendas.
Por dizer ao cliente “compre, faça, ligue”, o marketing de guerrilha, que foca exclusivamente na venda, é tão mal visto pelos consumidores que eles literalmente passam a fugir da empresa. O telemarketing, por exemplo, já tem tamanha má fama que sua eficácia é questionada.
O blog, porém, é uma forma mais sutil de abordagem, pois está estabelecida não na esfera da venda direta, mas da troca. A empresa oferece ao público informação gratuita e de qualidade, em troca, aumenta sua visibilidade e oferta seus produtos, daí a grande sacada.
Por isso, é preciso sempre alimentar o blog com novos conteúdos e, se possível, designar uma pessoa para exercer essa função, bem como organizar toda estratégia de marketing realizada no meio virtual (propagandas, redes sociais, links patrocinados, dentre outros).
Saiba como melhorar o blog em 4 passos
Para começar da maneira correta, entenda como melhorar o blog com 4 ações simples e que devem ser feitas de modo integrado, ou seja, não adianta aplicar apenas uma das dicas, mas todas ao mesmo tempo para obter maior índice de sucesso:
- Otimização para mobile
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, [pullquote]70% dos domicílios no Brasil contam com internet, e mais de 90% dos brasileiros possuem celular.[/pullquote] Ademais, no ano de 2017, foi constatado que os smartphones superaram os computadores como meio principal de acesso à rede.
Só na região Sudeste, por exemplo, aproximadamente 94% dos entrevistados pelo IBGE afirmaram acessar redes sociais, e-mails, fazer compras e navegar na rede apenas pelo celular, por isso, é preciso otimizar o blog para que ele rode bem nesse tipo de dispositivo.
A otimização para mobile pode ser feita por um programador, porém, muitas plataformas já disponibilizam essa opção na configuração, bastando apenas ativá-la. No mobile, as páginas devem ter formato mais leve e dinâmico, além de adequar o texto ao display do smartphone.
Isso é importante, pois os buscadores medem a qualidade da experiência dos usuários nas páginas para melhor posicioná-las. Ou seja, ao identificar que os usuários acessam a página, mas permanecem nela por apenas 5 segundos, entendem a que experiência na página foi negativa.
É comum que isso aconteça em sites não otimizados para o celular, afinal, eles são mais pesados, demoram para carregar, e o internauta, cansado de esperar, fecha a página. Se isso ocorre, o buscador termina por colocar o blog nas últimas posições, reduzindo sua visibilidade.
- Conteúdo interessante e original
Os conteúdos disponíveis no blog devem realmente despertar interesse e ser originais. Plágios e cópias, textos sem nexo ou desinteressantes são avaliados negativamente pelos usuários, e, por isso, os buscadores também colocam as páginas em posições com pouca visibilidade.
Por isso, é preciso ter cuidado na hora de alimentar o blog. Ademais, a qualidade é fundamental, afinal, textos repletos de erros gramaticais ou vídeos com aparência muito amadora, por exemplo, não inspiram confiança nem cativam o público, que sumirá do blog.
Logo, são necessárias qualidade e aparência profissional e séria. Se o conteúdo é um vídeo, por exemplo, é preciso voltar atenção à iluminação, sonoridade e duração, pois, em geral, as pessoas desistem de assisti-lo se ele for muito longo, portanto, 4 minutos são suficientes.
Já os textos devem ser revisados com atenção para eliminar erros de sintaxe, gírias muito exclusivas de um grupo (a não ser que ele seja o público-alvo do blog) e parágrafos longos, que desestimulam a leitura, prefira sempre escrever de 3 a 4 linhas por parágrafo.
- Temas dos textos, vídeos e fotos
Os temas a serem explorados são amplos, mas devem estar relacionados com a área de atuação da empresa e os produtos/serviços que ela oferece, porém, sem focar diretamente na venda.
Por exemplo, uma loja que vende colchões pode criar conteúdos sobre a importância do sono, recomendações médicas sobre as melhores posições para dormir ou como vencer a insônia. Já uma empresa de roupas pode indicar novas tendências e melhores combinações da estação.
Perceba que o foco não é vender, mas informar. O internauta, ao buscar informações sobre como ter um sono melhor, encontra o blog e, quando quiser comprar um colchão, as chances de acessá-lo novamente e efetuar a compra são altas, pois ele já conhece e confia na loja.
- Visual agradável
As plataformas de criação de sites oferecem diversas opções de configuração para que o blog fique com a cara do negócio, por isso, é preciso conhecer e aproveitar as possibilidades de personalização para, assim, fortalecer a identidade visual da empresa.
Ademais, os botões de navegação devem ser claros e intuitivos, para facilitar o acesso aos conteúdos; por isso, a utilização de links, menus interativos e a organização visual e espacial são essenciais. Dê hoje mesmo uma guinada no seu blog e veja os seus negócios decolarem.