Não importa se a sua empresa vende telas de proteção, organiza casamentos ou aluga caçambas, se você tem um site, sua meta é melhorar seu posicionamento na busca orgânica e chegar à primeira página de resultados de pesquisa do Google.
A competição pelos primeiros lugares dos resultados orgânicos do Google é muito acirrada. São milhões de sites lutando para conquistar entre 8 e 10 posições na primeira página, colocação que garante aos vencedores 70% dos cliques dos usuários – um número infinitamente maior de possibilidade de fazer negócios do que nas demais páginas.
O que é a busca orgânica?
A busca orgânica é a pesquisa feita pelos mecanismos do Google que traz como resultados páginas que não pagam para serem apresentadas ali. Existem milhões de sites na internet e todos eles participam dessa busca natural dos robôs do Google.
Sempre que uma palavra-chave é inserida na caixa de pesquisa de um navegador, o Google aciona seus motores de busca, que ‘caçam’ pelos sites que melhor correspondam àquela pesquisa, e mostra ao usuário milhões de resultados.
O Google usa diversos critérios para determinar o posicionamento dos sites em seus resultados de busca orgânica, o principal deles é a qualidade do conteúdo das páginas, que deve atender da melhor forma à pesquisa realizada pelo usuário.
Quanto mais próximo o conteúdo de uma página estiver de corresponder à palavra-chave pesquisada, mais bem colocada ela estará nos resultados de busca orgânica do Google.
6 Dicas para conseguir melhorar seu posicionamento na busca orgânica
O Google leva em consideração mais de 200 critérios na hora de ranquear os sites nos seus resultados das buscas orgânicas. E muitos desses critérios estão ligados às técnicas de SEO e à qualidade do conteúdo das páginas. Veja abaixo 6 dicas de como otimizar seu site e melhorar seu posicionamento nas pesquisas do Google.
- Escolha as palavras-chave corretas para o seu negócio
- Produza textos originais e relevantes
- Use heading tags para hierarquizar a importância das informações das páginas
- Tenha URL’s amigáveis
- Inclua links para páginas internas e externas no conteúdo do site
- Cuide da atualização do site
Para planejar a melhor estratégia de otimização para o seu site é muito importante que você consulte uma agência de marketing de conteúdo, onde você encontrará profissionais preparados para melhorar seu posicionamento na busca orgânica e trazer para sua empresa todas as oportunidades de negócios que estar nas primeiras páginas do Google oferece.