Diante da profusão de lojas virtuais a serem acessadas por meio da rede mundial de computadores, a internet, a necessidade de diferenciar e aumentar a visibilidade de um negócio nunca foi tão emergente, afinal é preciso chamar atenção dos consumidores. É ai que entra o blog para loja virtual.
Na era da informação, oferecer conteúdo relevante é uma das opções mais viáveis e com os melhores índices de retorno, afinal informação gratuita e de qualidade disponível na rede é capaz de atrair mais tráfego e, consequentemente, aumentar o número de vendas e lucros.
Como atrair clientes em potencial por meio do blog
Diferentemente de outras redes sociais, os blogs são mais segmentados e, por isso, é possível se aproximar e falar mais diretamente com clientes em potencial, ou seja, aqueles que já demonstram interesse ou afinidade com os serviços e produtos vendidos pela loja virtual.
Vamos à algumas características essenciais para um blog de loja virtual:
- É preciso ter em mente que são os conteúdos relevantes que prendem a atenção dos consumidores, por isso, na hora de redigir um texto para o blog, é preciso pesquisar sobre o tema e trata-lo com propriedade para conquistar a confiança do leitor;
- O incremento das vendas é, de fato, um dos principais objetivos que motivam a criação do blog, porém já está comprovado que os consumidores fogem de textos puramente comerciais e tendenciosos, por isso é recomendado evita-los;
- O uso de técnicas de SEO, como o emprego de palavras-chaves para destacar artigos publicados em sites de busca como Google e Bing é uma ótima solução para aumentar a visibilidade de conteúdos e acesso no blog, que permite ao cliente conhecer a loja;
- Por lidar diretamente com consumidores potenciais, a linguagem deve ser pensada levando em consideração seu perfil geral, logo textos voltados a empresas devem ser mais formais, ao público jovem, mais descontraídos, informais, e assim por diante.
Dicas de conteúdos para blog
Como já dito, a venda pode ser um objetivo, mas não deve ser explicitada diretamente, uma vez que o blog possui mais a função de informar e atrair clientes com o objetivo de, posteriormente, direciona-los à loja virtual e leva-los a efetuar compras nela.
É interessante que o blog traga informações que possuam ligação com os produtos e serviços oferecidos pela loja, de forma a voltar a atenção dos clientes para eles. Por exemplo, uma loja de roupas pode criar postagens sobre as melhores combinações e tendências da estação.
Já aquelas que comercializam serviços podem criar textos que se relacionem com sua área de atuação, por exemplo, posts sobre automação publicados por uma empresa que loca equipamentos industriais, para atrair o interesse do cliente e mostrar-se atuante e atualizada no segmento.