Com o surgimento da internet, nasceu uma nova forma de negócio. O e-commerce é caracterizado por seu grande alcance de público, uma vez que já não está preso às limitações de uma loja física nem de visibilidade, pois está inserido na rede mundial de computadores.
Porém, o crescimento desse novo meio para empreender gerou a necessidade de pensar em estratégias eficazes para divulgar e-commerce.
Isso porque é preciso destacá-lo e aproximá-lo do público consumidor e, por esse motivo, as redes sociais ganham grande relevância para atingir esse objetivo.
Divulgação de loja virtual e a importância em divulgar em redes sociais
Estima-se que 80% dos internautas possuem perfis ativos em redes sociais, sendo que as mais utilizadas são o Instagram, Facebook e Twitter. Essas plataformas são acessadas diariamente por seus usuários e, por isso, são excelentes meios para divulgação de produtos, marcas e campanhas.
- Facebook: Ter uma página no Facebook é essencial não apenas para divulgação, mas também para mensurar a satisfação dos clientes e estar mais próximo deles, por meio de mensagens diretas, acesso a posts e uso de hashtags para pontuar temas. O Facebook também oferece a opção de anúncios pagos que podem ser segmentados com vistas a atingir públicos específicos. Ademais, o marketing de conteúdo como a criação de posts com dicas e informações tem sido bem recebido pelos internautas;
- Twitter: Por seus posts curtos e amplamente lidos, o Twitter é muito usado para o marketing de relacionamento, como o atendimento rápido para sanar de dúvidas, problemas e feedbacks pontuais dos clientes;
- Instagram e Pinterest: Ideais para lojas virtuais pequenas e que atuam em segmentos bem específicos, como moda praia ou papelarias, para apresentações de seus produtos e novidades, pois são de alta visibilidade. No caso de campanhas de marketing pautadas na divulgação de fotografias, é importante que estas possuam alta qualidade e definição, que podem ser atingidas por meio da preparação do ambiente e da iluminação que será usada;
- Blogs: Para conteúdos mais extensos, como textos informativos ou de divulgação, muito úteis para captar clientes, a utilização dos blogs é altamente recomendada, pois enquanto as redes sociais atingem um grande público, os blogs ajudam a segmentá-lo.
Alcançando o seu público com eficiência
Entre escolher uma ou outra rede social, o mais recomendado é usá-las em conjunto para assim, atingir o target com mais eficiência e resultado. Por isso, vale lembrar a necessidade de escolher as plataformas que os consumidores estão conectados.