Muitas empresas que estão entrando agora no ramo do e-commerce acabam por deixar de lado o SEO na hora de criar as suas lojas virtuais, fazendo disso um erro muito comum.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que utiliza muito tempo e esforço em pesquisas sobre o público alvo da empresa, mas que no fim, tem um retorno ainda maior.
Essa estratégia tem como base, melhorar a posição do seu site nos resultados de plataformas de pesquisa, como o Google, fazendo uso principalmente da organização da página e da utilização de palavras-chave.
O SEO é bem mais do que apenas o uso de palavras-chave, ele leva em conta a organização do seu site, se ele é ou não responsivo, entre diversos outros fatores.
SEO EM CONJUNTO COM O E-COMMERCE
As ideias de SEO devem ser introduzidas desde o primeiro momento de criação do site, para que a organização do conteúdo seja definida, facilitando a leitura da sua página pelos algoritmos das ferramentas de pesquisa.
Um primeiro passo importante é verificar se a plataforma que você escolheu permite introduzir as mudanças necessárias para a estratégia, podendo customizar as URL’s, os títulos e as descrições dos produtos.
Os títulos das páginas devem conter:
- Uso de palavras-chave
- O nome do produto
- Ser direto, atraente e não muito longo
As descrições dos produtos seguem as linhas do título, explicando melhor suas funções. Lembrando que erros gramaticais não podem ocorrer, por isso revise seus textos antes de coloca-los online.
SEO OU LINKS PATROCINADOS?
Muitos gestores de e-commerce acreditam que os links patrocinados são mais que suficientes para fazer a sua loja digital funcionar. Essa estratégia pode funcionar bem a curto prazo.
Quando seu contrato de link patrocinado acabar, sua posição na lista de resultados é perdida no mesmo momento, já com o SEO, você pode demorar mais tempo para alcançar um lugar de destaque, porém o posicionamento é mantido por mais tempo também.
Para pequenas lojas, o custo alto de links patrocinados pode se tornar um empecilho ainda maior. A estratégia mais funcional é se utilizar das duas ferramentas em conjunto, trazer novos clientes e fixar a sua média de acessos com a estratégia de SEO.