A produção de conteúdo para redes sociais tem sido fundamental às estratégias de marketing digital, afinal, percebeu-se que na chamada “Era da Informação”, a criação e divulgação de conteúdos relevantes são essenciais para construir uma boa relação com os consumidores.
Já o local onde os conteúdos circularão também deve ser considerado, uma vez que é preciso garantir que eles cheguem até os internautas. Assim, como cerca de 70% da população brasileira têm contas ativas em redes sociais, sua utilização é altamente recomendada.
BENEFÍCIOS EM CRIAR BOM CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS
Divulgar conteúdos relevantes em redes sociais traz diferentes vantagens às empresas que optam por essa estratégia, por isso, vale a pena conhece-las:
- Reconhecimento: Muitas vezes é difícil se destacar num meio tão concorrido e horizontal quanto a internet, porém é possível fazer isso por meio da criação de conteúdo para redes sociais. Isso ocorre, pois ao pesquisar sobre determinado tema e encontrar bons conteúdos produzidos por uma empresa ou página, os internautas não acessarão apenas as informações, mas também reconhecerão a companhia responsável por sua divulgação;
- Dominância no assunto: Quando relevante, esse conteúdo colabora para fortalecer a imagem daquele que o divulgou como um especialista no assunto, o que ajuda na construção de uma relação mais sólida e confiável junto aos clientes;
- Maior popularidade: Quanto mais conteúdos são divulgados nas redes sociais, e os perfis da empresa são atualizados e melhorados, maior sua popularidade, já que a companhia aparecerá com frequência no feed de notícias de seus seguidores;
- Maior fluxo: A produção de conteúdo para redes sociais também colabora com o aumento do fluxo de internautas nos perfis sociais e outras plataformas da empresa, como site e blogs, pois ao acessar a informação, o cliente navegará por essas páginas.
O QUE É UM CONTEÚDO MATADOR ?
A importância de criar conteúdo para redes sociais que seja relevante e interessante é indiscutível, porém é comum a dúvida sobre como eles devem ser elaborados de forma que, realmente, despertem interesse nos internautas e sejam matadores.
Assim, em primeiro lugar é preciso definir o que é esse tipo de conteúdo para então utilizá-lo nas estratégias de marketing em redes sociais. Um conteúdo matador é aquele que chama atenção dos consumidores, pois lhes é útil e visa suprir suas necessidades ou sanar dúvidas.
Deste modo, um artigo que se propõe a falar sobre peças de automóvel, por exemplo, mas trata de assuntos diferentes ou traz informações óbvias, não especializadas, não pode ser considerado um conteúdo matador, já que não traz nada de novo ao leitor.
E COMO CRIAR CONTEÚDOS MATADORES NA PRÁTICA?
Conheça algumas dicas práticas para produção de conteúdos relevantes, e que chamarão a atenção dos internautas:
- Apesar do interesse pela busca de informações, é sabido que os leitores preferem textos mais sintéticos, com parágrafos curtos, imagens e diferentes recursos e formatos para melhor absorvê-lo, como vídeos, tutoriais, infográficos e listas;
- Textos com erros gramaticais, redundâncias e sintaxe desorganizada são de difícil compreensão e terminam por minar a confiança dos internautas, afinal, passam uma imagem negativa e pouco profissional da empresa;
- Para desenvolver conteúdos com bons índices de busca, é possível pesquisar as palavras e expressões mais buscadas pelos internautas através de ferramentas do Google e de outros buscadores, assim, é possível produzir conteúdos úteis às pessoas;
- Uma das estratégias de sucesso do marketing digital é a constância, o que significa que a produção e divulgação de conteúdos devem ser frequentes, por isso é necessário sempre alimentar os perfis sociais com novas informações, dados, artigos, etc.;
- Para além do conteúdo, é preciso pensar no formato das postagens, assim, é indispensável adequar-se às limitações de cada rede social, como quantidade de caracteres, possibilidade de anexar links e e alcance da postagem;
- A produção de conteúdo demanda tempo e dedicação, por isso, o mais recomendado é contar com uma equipe especializada para sua realização, afinal, gerentes e empresários precisam se concentrar em tocar os negócios;
A INFORMAÇÃO COMO MOEDA DE TROCA
A produção massiva de conteúdos foi responsável por fazer da internet o grande repositório de informações observado atualmente, por isso, hoje, as pessoas se preocupam não apenas com a quantidade de dados disponíveis na rede, mas, principalmente, com sua qualidade.
Isso significa que de nada adianta divulgar informações todo tempo, é preciso que essas sejam interessantes, despertem a atenção dos internautas e lhes sejam útil, já que ao perceber sua relevância, há mais chances de ser compartilhadas e alcançar maior número de internautas.
Assim, ao oferecer informação gratuita e de qualidade, a apresentação da empresa, seus produtos e serviços aos clientes se dá de maneira mais amigável, pois ao invés de tentar vender algo diretamente, a companhia se apresenta aos consumidores de forma mais sutil.
AÇÕES COORDENADAS DE MARKETING E SEUS RESULTADOS
O resultado dessa ação coordenada de marketing é o maior fluxo de pessoas nos perfis sociais, aumento de seguidores e divulgação do nome da companhia que está atrelado aos conteúdos divulgados de diferentes formas, seja diretamente, por meio de links, redirecionamento, etc.
Por fim, quanto mais conhecida e com maior credibilidade, mais lembrada a empresa será pelos internautas que, ao precisar adquirir produtos ou serviços por ela oferecidos, recorrerão às suas plataformas virtuais e centrais de atendimento.
Essa estratégia, a criação de conteúdos e sua divulgação em redes sociais, tem se mostrado muito eficiente e é cada vez mais adotada, afinal, a melhor forma de ser reconhecido na internet é aproveitando os recursos oferecidos por ela para se aproximar dos consumidores.