A conversão de tráfego em leads ou, clientes, é o que todo empresário deseja, mas você já se perguntou como fazer isso?
O número de visitantes em seu site ou blog pode até ser considerável, mas se o conteúdo não for bom o bastante, não garante a conversão necessária para a manutenção do seu negócio.
Por isso, separamos para você algumas dicas de como escrever um texto para converter na internet de forma orgânica, sem gastar muito e, o melhor, com uma taxa elevada de conversão.
Antes, é importante que você conheça um pouco sobre funil de vendas
Em primeiro lugar, você conhece o conceito de funil? Quando falamos em conversão de clientes, estamos lidando diretamente com um conceito bastante difundido no marketing digital e que ajuda, e muito, no crescimento do seu negócio na internet.
Logo, o funil é um modelo estratégico que demonstra toda a jornada do cliente em seu site até o momento em que ele realiza uma compra (conversão). São quatro fases presentes dentro do modelo estratégico:
- Topo do funil: o visitante é atraído para o seu site ou blog pela promessa da resolução de algum problema. Nesse momento, é essencial oferecer um conteúdo completo e cheio de informações, como infográficos oue-books.
- Meio do funil: aqui, é importante ajudar os leads com uma resposta, que pode ser a compra de um software ou ainda uma planilha.
- Fundo do funil: nesta etapa, você mostra para os seus clientes que o seu produto ou serviço é a solução para os problemas dele. Você estabeleceu uma relação de confiança ao longo do funil, agora, é importante fechar negócio.
Você pode estar pensando: “Ok, entendi o conceito de funil, mas o que isso tudo tem a ver com escrever textos que gerem conversões?”. Tem tudo a ver, e vamos mostrar o quanto.
Como produzir um texto de qualidade pode dar inicio a todo o processo de funil de vendas
Para que você possa atrair clientes até o seu site e iniciar todo o funil, o primeiro passo é a produção de conteúdo de qualidade. Mas é importante saber que isso não é algo tão simples assim.
Então, o primeiro passo de como escrever bem é compreender para quem você está escrevendo. A atração de visitantes ocorre quando você escreve diretamente para a persona que deseja alcançar.
É importante pensar o que seria mais relevante para os seus leitores e o que você deve detalhar mais.
A partir disso, construa um texto claro e específico, com informações definidas.
Apresente uma solução eficiente e completa para o seu visitante. Quanto mais informações você fornecer, maiores são as chances de que ele se torne um cliente seu.
E quanto mais conteúdo, melhor. Mas não se engane pensando que apenas isso basta.
É essencial que a grande quantidade do conteúdo produzido por você seja relevante, ou seja, que atenda as expectativas de quem lê.
Outro ponto importante de como escrever um texto relevante é saber ouvir quem lê o seu conteúdo. O feedback de seus visitantes é de grande importância para que você saiba se está fazendo o certo.
Ter a opinião de seus visitantes possibilita que mudanças sejam feitas posteriormente para melhor atender as expectativas de todos.
Para isso, você pode utilizar formulários com perguntas simples, mas voltadas ao seu conteúdo.
Use e-mails, comentários, testes de usuários e também o monitoramento de suas atividades, que pode ser proporcionado por plataformas como o Google Analytics — ferramenta usada para melhor entender quais seções são mais utilizadas dentro do seu site e também a frequência em que isso ocorre.
Recursos que você não pode deixar de utilizar na hora de escrever um bom texto
Sabe quando você está lendo um texto e sente que foi feito para você? Então, esse mesmo recurso deve ser utilizado para saber como escrever o texto.
O discurso direto está presente na produção de textos por torná-los mais envolventes e conferir aquela sensação de que tem alguém realmente falando com você.
Percebeu, ao longo do texto, o tanto de vezes que utilizamos o “você”? Não subestime esse pronome, pois é ele o responsável por tornar o foco do texto o seu leitor e, assim, deixá-lo mais envolvido com seu conteúdo.
Tornar o seu leitor curioso quanto ao conteúdo do seu texto é uma estratégia eficaz para chamar a atenção. Para isso, você pode utilizar um recurso bem simples: uma pergunta.
Lembra como começamos este texto aqui? Com uma pergunta. É importante não somente fazer a pergunta que deixe o seu leitor interessado no conteúdo, mas também respondê-la ao longo do artigo.
Outro recurso que você não pode deixar de utilizar são as sentenças mais curtas. Parágrafos longos tornam a leitura um pouco exaustiva para quem deseja ler o seu texto.
Logo, não exagere no tamanho das frases e dos parágrafos. Sabemos que você quer construir um texto rico em detalhes e informações, mas você pode facilmente fazer um texto assim com períodos mais curtos.
Além disso, parágrafos pequenos dão a impressão de que o leitor está lendo de forma mais rápida.
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