Praticamente metade da população brasileira tem perfil criado no Facebook. Isso significa mais de 115 milhões de pessoas promovendo um imenso tráfego de informações pessoais, por isso, a sua empresa prescisar estar no Facebook.
Fazer parte dessa rede social é ter acesso a um público segmentado para interagir diariamente com a sua marca. Sem contar que a internet traz um mundo de possibilidades de criação de conteúdo e de anúncios.
Entretanto, estar conectada ao Facebook não garante que a sua empresa tenha resultados tão expressivos. Afinal, a rede é um espaço disputado por milhares de outras empresas, tornando cada dia mais difícil conseguir um bom alcance orgânico para sua página.
Por isso, investir no Facebook é essencial se você quer que a sua empresa seja, de fato, notada na rede. Mais do que isso, o investimento faz com que você interaja com um público segmentado, fundamental quando se trata de conversão.
Conversão, basicamente, é quando o usuário pratica alguma ação que seja o objetivo do anúncio. Pode ser clicar num link, fazer um cadastro, visitar um site a partir do anúncio ou até efetivar uma compra.
Para explorar todo esse potencial, o Facebook disponibiliza o Facebook Ads. O Facebook Ads é uma plataforma que você pode usar para criar campanhas de anúncios dentro da rede, personalizando ao máximo desde o público até as métricas de avaliação de desempenho.
Como criar uma campanha no Facebook ADS
A interface do Facebook ADS é bem amigável e autoexplicativa, porém, anunciar nessa rede exige conhecimento do público, criatividade nos anúncios e estratégia de divulgação. Lembre-se de que o Facebook ADS oferece a ferramenta, mas a responsabilidade maior é de quem programa as campanhas. Para criar um anúncio, é preciso seguir alguns passos.
- Público: é o principal pilar de qualquer campanha, e no Facebook não é diferente. Tendo conhecimento de quem é o seu público, o Facebook Ads é um prato cheio para segmentar ao máximo a sua campanha. Na plataforma, é possível escolher quem será impactado pelo seu anúncio com base em informações como idade, gênero, idioma, localização, interesses, dispositivos, sistemas operacionais pelo qual o indivíduo acessa a rede etc.
- Orçamento: muita gente acha que custa muito caro para anunciar no Facebook Ads, o que é um equívoco. É possível fazer investimentos pequenos, até mesmo abaixo de R$ 50,00. Quanto maior for o seu investimento, maior será o número de impressões, mas não significa que não seja possível fazer campanhas bem direcionadas com investimentos menores. Você define o investimento e, com a estratégia correta de cruzamento de público, é possível ter resultados bem satisfatórios.
- Programação: na parte de programação, você insere qual será o valor de investimento por dia, e pode definir uma data de início e uma data limite de veiculação da sua campanha, ou apenas definir a data de início e cancelar a qualquer momento. Quanto melhor for a sua segmentação, e quanto maior o investimento, mais pessoas serão impactadas pelo seu anúncio. Porém, o Facebook calcula, com base em campanhas anteriores e no comportamento de navegação dos usuários, uma prévia do número de impactos que você conseguirá atingir.
Criatividade, segmentação e monitoramento de resultados
Para maximizar a sua taxa de conversão no Facebook Ads, é importante ter algumas informações em mente. Uma delas é referente à peça de anúncio, isso é, ao conjunto de imagem e de texto que você veiculará durante a sua campanha.
É de conhecimento geral que imagens e vídeos atraem muito mais atenção nas redes sociais. Por isso, tenha imagens e vídeos atrativos, autoexplicativos e de boa qualidade nos seus anúncios do Facebook Ads. Na hora de criar sua peça, não esqueça que quanto mais texto na imagem, menos alcance terá.
Outra dica importante é instalar um pixel de conversão no seu anúncio. O pixel de conversão é uma ferramenta que permite rastrear quantas conversões foram feitas a partir do seu anúncio no Facebook Ads. Além de ajudar na mensuração da campanha, o pixel de conversão permite o retargeting, ou seja, exibir o seu anúncio para alguém que já esteja passando pelo seu site. Assim, reforça a oferta para alguém que já demonstrou interesse.
O uso do pixel de conversão também permite a lookalike audience, recurso que permite o Facebook procurar na rede perfis semelhantes aos dos visitantes do seu site para exibir os seus anúncios. Isso aumenta a sua geração de leads, já que leva em consideração o público que já está inclinado a receber a sua oferta.
Responder os comentários dos anúncios direcionados ao newsfeed também é uma possibilidade do Facebook Ads que pode, e deve, ser muito bem explorada. É uma oportunidade de trabalhar ainda mais o público, interagindo, tirando dúvidas e disponibilizando informações pertinentes.
Juntas, todas essas técnicas possibilitam a elaboração de uma estratégia bem assertiva.