Você certamente quer que o seu site bombe de visitas, não é mesmo? Que os usuários tenham engajamento com o seu conteúdo e até divulguem sobre o que leram aos colegas? E como é que aumenta o número de visitantes diários de 1.000 para 10 mil ou 100 mil?
Um site que está nas primeiras páginas de busca do Google, por exemplo, não está ali à toa. Tem conteúdo que atende à pesquisa e, mais do que isso, dispõe de ferramentas que contribuem para o sucesso.
Uma delas é a palavra-chave. Neste post você vai aprender como, quando e por que usá-las. Você talvez não conheça a importância que a pesquisa de palavras-chave têm para a evolução do seu site ou blog.
O que são palavras-chave?
Pode-se entender as palavras-chave como termos essenciais buscados em uma pesquisa. Ou seja, são a resposta exata sobre o que o usuário está buscando.
As palavras-chave, para os profissionais de marketing, são os termos utilizados para a criação de páginas de um site, de um blog ou simplesmente de um post.
Quando o desenvolvedor define a palavra-chave de um conteúdo, é como se ele dissesse ao Google exatamente do que a plataforma necessita para encontrar aquele conteúdo.
Importância da pesquisa de palavras-chave
Ter um conteúdo relevante sobre o seu serviço ou produto passa essencialmente pela escolha das palavras-chave corretas, aquelas que precisam estar no seu texto para aumentar a probabilidade de o texto ser encontrado pelo Google.
Nesse cenário, entendemos o porquê de utilizar as palavras-chave. Além de serem um dos pilares de sustentação do seu conteúdo, serão as principais responsáveis por fazer com que tal conteúdo seja encontrado. E quanto mais a sua página aparecer, mais chance de ser compartilhada.
Quais as melhores ferramentas para palavras-chave?
Usar as palavras-chave a torto e a direito não contribuem para o seu conteúdo. O objetivo é utilizar as palavras-chave certas para atingir os clientes certos. Estamos falando também de qualidade e não só de quantidade.
Um bom começo é pensar em quais são as palavras que mais têm a ver com o seu conteúdo. Depois, a ferramenta que auxilia é o Planejador de palavras-chave do Google Ads.
O Keyword Planner, como é conhecido, tem como foco encontrar as palavras-chave que mais se encaixam com o conteúdo da sua empresa.
E o que ganho com a pesquisa de palavras-chave?
Pesquisar sobre as palavras mais buscadas pelos usuários da internet pode fazer o seu negócio crescer, e muito.
O estudo também permite:
- Descobrir novas palavras-chave a cada ciclo de busca;
- Comparar o volume e a frequência de uso daquelas palavras que você escolheu.
- Antecipar as novas palavras-chave mais usadas e estar à frente da concorrência.
Muito além do Keyword Planner
Além do Planejador de palavras-chave do Google, você pode usar diversas outras ferramentas sobre o assunto. Eis aqui algumas delas, todas gratuitas:
- Google Correlate: apesar de não ser muito usado pelos profissionais, o Google Correlate ajuda a encontrar as palavras-chave correlatas às que você buscou. Ou seja, encontra um número maior de palavras essenciais para o seu conteúdo.
- Keyword In: esta ferramenta permite aos usuários a combinação de palavras-chave. Vai além e formula frases que contenham essas palavras, aumentando a chance de serem encontradas pelos buscadores. Você busca uma palavra-chave primária e encontra dezenas de outras relacionadas.
- Soovle: você já digitou o começo de uma palavra no Google para ver o resultado que o buscador traria? O Soovle é uma ferramenta que autocompleta as buscas por palavras-chave. E não só as do Google. Veja o que é mais buscado também no Bing, no Yahoo ou no YouTube, por exemplo.
- Ubersuggest: quanto maior a gama de palavras-chave, mais potencial tem o seu conteúdo. O Ubersuggest traz palavras-chave que não estão disponíveis no Google Keyword Planner.
- Wordtracker Scout: quer saber o que a concorrência está fazendo? Então utilize esta ferramenta. O Wordtracker permite, com uma extensão do Chrome, saber quais as palavras-chave mais usadas pelos seus concorrentes e se elas realmente geram resultado.
A pesquisa de palavras-chave negativas
Este recurso também é muito utilizado pelos desenvolvedores de site. As palavras-chave negativas não são ruins, como o nome mesmo sugere. São termos utilizados para mostrar ao Google o que não deve ser atrelado à sua empresa em uma eventual pesquisa.
Um exemplo prático: se você vende camisas de times nacionais, pode usar o termo camisas internacionais como palavras-chave negativas.
A utilização das palavras-chave no meio digital hoje é fundamental para o sucesso de um site. O conteúdo que não utiliza esta ferramenta está destinado ao fracasso.
Todo bom trabalho começa com um bom planejamento. E planejar no mundo digital é indispensável. Então procure as palavras certas para os usuários e os clientes certos. Mostrar o seu conteúdo é o melhor caminho para que você se torne conhecido.