As estratégias de marketing, quando bem aplicadas, objetivam fazer com que determinada mensagem chegue até o seu público-alvo de forma eficaz. Essa, por sua vez, pode ser transmitida por meio de suportes variados, que visam, principalmente, atrair mais clientes.
Na era digital, a facilidade do acesso às informações e a rapidez com que caracteriza o mundo contemporâneo exigem dos suportes uma maior interatividade e dinamismo, não é a toa que os vídeos têm sido uma das ferramentas mais eficazes para atingir os consumidores.
A utilização de vídeos em uma loja virtual
Para aumentar o fluxo no acesso e, consequentemente, de vendas, a publicação periódica de vídeos apresenta excelentes resultados, porém é preciso ter atenção na maneira com a qual eles serão produzidos, para que atendam as demandas dos consumidores:
- Conteúdo do vídeo: Antes de tudo é preciso definir qual o tipo de conteúdo do vídeo a ser veiculado, tendo em vista seu objetivo. Em lojas virtuais, por exemplo, nas quais os clientes não podem testar os produtos antes de compra-los, sua demonstração é uma boa solução.
Além da demonstração dos produtos, os vídeos também podem ser gravados para a divulgação de promoções, queimas de estoque ou campanhas sazonais, como em datas comemorativas (natal, dia das mães, dia das crianças, dentre outros);
- Duração do vídeo: Este é um ponto importante, afinal, se por um lado as pessoas clicam nos vídeos que mais lhe atraem, por outro, se estes forem muito longos, a chance de não serem assistidos até o final é muito alta, por isso é preferível criar vídeos com duração entre 1 e 4 minutos e que mostre todo o produto e suas funcionalidades;
- Vídeos de boa qualidade: A qualidade dos vídeos também é essencial e é possível gravá-los mesmo com câmeras de smartphones, porém é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado seja profissional.
A iluminação e preparação do ambiente devem ser observadas para que o vídeo fique bem feito, por isso, antes de gravar, é recomendado fazer alguns testes (pequenos filmes) para verificar se a luz é suficiente ou se há sombras, por exemplo.
O suporte para a câmera também é de suma importância, uma vez que ela deve ficar fixa para que a imagem não saia tremida ou fora de foco. Para melhorar ainda mais a captura das imagens, podem ser usados aplicativos com essa finalidade.
Atraindo o seu público para a sua loja
As redes sociais podem ser grandes aliadas para que os vídeos possuam maior visualização e, ser bem aceitos pelo público, até mesmo se tornar virais. Para que isso ocorra, a dica é criar conteúdos informativos ou curiosos para atrair a atenção dos visitantes para a sua loja virtual.