Por muito tempo, o e-mail marketing foi sinônimo de mensagens intrusivas e spam nas caixas de entrada de internautas. Graças ao avanço de novas ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou uma das maiores estratégias para empreendedores virtuais.
Sabendo disso, elaboramos um guia informativo útil e simples apresentando o e-mail marketing para empresários, empreendedores virtuais e publicitários e mostrando como usufruir da melhor maneira de seus benefícios, uma vez que seja utilizado de maneira sábia e disciplinada.
A importância do E-mail marketing – A utilização dessa ferramenta no marketing de afiliados e suas estratégias
O e-mail marketing é o processo de comunicação entre a empresa e seus potenciais clientes por meio do e-mail. Quase todos os internautas que possuem algum endereço de e-mail já devem ter recebido na caixa de entrada ofertas de passagens aéreas, promoções, newsletters, e-books etc.
Entretanto, é preciso tomar certos cuidados ao montar sua “mala direta” virtual, pois o e-mail é uma fonte de informações muito pessoal de cada usuário. Para aumentar a relevância da sua marca, é preciso investir de maneira séria em mensagens cheias de conteúdo e que chamem a atenção de todos.
Abaixo, separamos algumas das razões que fazem com que o e-mail marketing seja a estratégia ideal para você e sua empresa:
- Alcance: de acordo com a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de endereços de e-mail disponíveis em todo o mundo. Nos dias atuais, é muito provável que esse número tenha crescido consideravelmente. Logo, sempre existirá um público ideal para você enviar seus e-mails.
- Retorno financeiro: para dar início ao e-mail marketing na sua empresa, seu investimento não será grande. Uma boa ferramenta e uma pessoa capacitada já serão mais do que suficientes para começar essa jornada e colher seus resultados rapidamente.
- Flexibilidade: no e-mail, você é livre para colocar templates, anexar imagens, tabelas, vídeos, fotos e qualquer outro material que desejar para atrair futuros clientes.
- Variedade: existem tipos diferentes de e-mail marketing que você pode explorar para alcançar resultados. Newsletters, convites, atualizações de blogs, promoções etc. podem ser enviados para seus clientes futuros, a depender de seu interesse e do público-alvo que deseja atingir.
Geração de leads – como turbinar seu empreendimento virtual com disciplina
Quando você entra em contato com um internauta por meio do e-mail, se sua marca lhe agradar, ele provavelmente vai querer que você continue enviando-lhe informações. É aí que entra a necessidade da geração de leads e de nutrição do seu blog/website.
Com um grupo previamente selecionado, é importante manter contato para que o mesmo realize ações no seu blog ou site e possa nutri-lo não somente com compras de produtos, mas com informações também.