Todas as ações de uma empresa passam por um planejamento, assim como a criação de conteúdo. Isso é importante para a estratégia funcionar e não requer muito trabalho.
Definida a estratégia do marketing digital, a frequência dos posts no blog e o estilo dos posts nas redes sociais, você pode estabelecer um planejamento de postagens para efetuar as publicações. Sejam vídeos, webinars ou podcasts.
Você já entendeu que não adianta ser qualquer tipo de conteúdo. Por exemplo, se você optou por trabalhar com venda de produtos ou cursos, ao se tornar um afiliado será necessário atrair o público para o seu site por meio de um conteúdo de qualidade.
Outra questão fundamental para atrair público é se atentar que conteúdo produzido esteja alinhado com os perfis das redes sociais. É importante uma estratégia bem pensada da distribuição para conquistar e fidelizar seu público. Dessa maneira, deve ser analisado:
- As preferências do seu público-alvo;
- Os canais que devem ser usados;
- Estratégias que serão aplicadas;
- As formas de monitoramento e análise.
Planejamento de postagens
Todo o planejamento de postagens deve girar em torno do público. Por isso é fundamental saber o que ele procura. Só assim você poderá ir direto ao ponto. Quanto melhor detalhada a pesquisa, mais estruturado será o planejamento.
Nesse sentido, é essencial ter um calendário de postagens. Além de ajudar no planejamento, você ganhará tempo e ficará livre para perceber se a estratégia está encaminhada.
No caso de um calendário de postagens em um blog de afiliados, você terá maior controle na condução da campanha e criará para a sua marca uma identidade. Na realidade, se esse intento é feito com sucesso, é possível ajustar o conteúdo conforme o humor ou necessidade do público.
Planejar a estratégia de conteúdo com antecedência é estar atento às necessidades do seu negócio. Quando se faz uma agenda de conteúdo é possível ter uma definição estratégica de como se quer aparecer nas redes sociais.
Marketing de afiliados
Se você optou por trabalhar como afiliado, é importante cuidar do engajamento oferecendo conteúdo direcionado para os produtos que você comercializa. Use e abuse de datas comemorativas, interatividade com concursos e perguntas.
Fique atento também à frequência e até o horário das publicações. Por isso, é importante conhecer o seu público porque dessa forma você conseguirá saber até os hábitos, como qual horário ele visualizará o seu post.