Um elemento muito importante ao se elaborar uma estratégia de vendas é saber quem é seu público. Na linguagem de marketing digital, ele é chamado de persona. Definir e conhecer a persona é crucial para o bom desenvolvimento do seu negócio, pois é com ela que você vai falar.
Mas, o que é persona? Uma boa definição sobre o que é persona é pensar no público-alvo, mas de maneira personalizada. É como criar um personagem que tem todas as características do cliente com que você quer atingir.
A montagem da persona é baseada no levantamento de informações reais sobre diversos aspectos dos seus clientes. Esses aspectos envolvem interesses, comportamentos, renda, tipo de trabalho e até preocupações.
A persona é a razão de ser do seu plano de negócios porque a forma como você vai montar a persona direciona a produção do conteúdo, fazendo com que ele cumpra sua função e traga a solução para os problemas (dores) da persona.
Definir persona
Lembre-se de que ao fazer a pesquisa você vai levantar diversas informações que vão ajudá-lo a traçar o perfil mais exato possível da sua persona (público-alvo). Esse levantamento procura trazer informações sobre a localização da persona, sua renda mensal, se é homem ou mulher etc.
Quanto mais respostas você conseguir obter sobre a persona, mais facilidade terá para determinar as estratégias de como vai estabelecer a comunicação. A melhor forma para se montar uma persona é conseguir as respostas para algumas perguntas que o ajudarão a caracterizar esse perfil.
Dicas que o ajudarão a montar sua persona:
- Mapeie as necessidades – também chamadas de dores – dos seus clientes. Isso vai dar oportunidades para oferecer seu produto ou serviço que é a solução para a dor da persona.
- Descubra como ela decide. É importante que você identifique o que faz a persona concretizar a compra ou contratação do serviço.
- Identifique quais são os objetivos da persona. Isso é fundamental porque é decisivo para a compra.
A importância da persona
Na construção da persona, as características vão ajudar você a conhecer o perfil, por isso, é preciso considerar a jornada de compra do cliente. Ele busca o produto ou serviço que você oferece? Então a forma como você vai se apresentar fará com que ele escolha você.
Criar personas é importante principalmente porque, na elaboração do blog, elas ajudam muito para o ranqueamento nos sites de busca. Afinal, é por meio do conteúdo que você vai produzir que as pessoas vão encontrá-lo.