Seu blog tem um assunto relevante, você escolheu o template, têm boas fotos, o assunto é de interesse para diversas pessoas e ainda assim, sua audiência é baixa. Não são muitas pessoas que o visitam e você não consegue entender o porquê.
Lembre-se de que a internet tem diversas opções de blogs sobre os mais distintos assuntos, e até iguais ao seu. Não é fácil conquistar a preferência. É necessário usar algumas ferramentas para atrair leitores, como textos pensados em SEO marketing e ferramentas de inbound marketing.
Aspectos importantes para ter audiência no blog:
- Regularidade e qualidade. Todo dia, toda semana ou toda quinzena? Não importa. Você deve fazer publicações regularmente. Seus leitores esperam por isso. Não os deixe frustrados e sem conteúdo!
- Promova-se. As pessoas gostam de interagir na rede. Deixe um espaço para que seus leitores possam comentar.
- Use as redes sociais. Isso pode ajudar a aumentar seu tráfego de visitação.
SEO Marketing
Objetivamente, Search Engine Optimization (SEO) é aparecer para os sites de busca. Isso acontece quando algumas ferramentas utilizadas vão melhorar a posição que seu blog aparece, quando alguém procura o assunto do qual você trata nos sites de busca.
Em outras palavras, SEO marketing é falar diretamente com seu público-alvo. Por isso, é importante saber quem é ele. O foco não é o assunto que você trata no blog. O foco é o público-alvo que você quer atingir. Você oferecerá a solução do problema dessa pessoa.
Se conseguir planejar o conteúdo do seu blog dentro dessa estratégia, que é uma ferramenta de inbound marketing, você terá sucesso no aumento da audiência dele, porque melhorará seu posicionamento nas buscas feitas pelo seu grupo-alvo.
Blog marketing
Um aspecto imprescindível que vai ajudar seu blog a ter audiência é, claro, a qualidade do conteúdo. Sendo assim, é fundamental que o texto siga algumas regras, como usar palavras-chave, que nada mais são do que os termos buscados pelo grupo de interesse.
Como isso funciona? Se o assunto que você escreveu for, por exemplo, “comida orgânica”, como será que as pessoas procuram por esse termo no Google? São essas palavras que você deve usar no texto para que seu blog apareça quando a pessoa fizer a busca!
Claro que não basta jogar essas palavras, aleatoriamente. Elas precisam trazer informação, fazer diferença para quem chegar até seu blog. Só assim a pessoa comprará o que você está oferecendo ou voltará à sua página: credibilidade e qualidade são fundamentais.
O seu cliente/leitor precisa ver em você a solução do que ele busca. Por esse motivo, use palavras que façam com que se sinta acolhido. Você sabe o que ele precisa e tem a solução para o problema. É isso que deve ser transmitido quando ler o conteúdo do que você publicou.
Outra forma de ganhar audiência é contar com botões de compartilhamento (plug-ins). Assim, o seu leitor pode compartilhar o que ele leu nas redes sociais. Quando isso ocorre com seu conteúdo, outras pessoas também podem se interessar e ser direcionadas para o seu blog.