Com o avanço da tecnologia e, principalmente, da internet, estamos cada vez mais próximos de pessoas, lugares e demais situações que tais instrumentos nos proporcionam.
Com a rapidez das publicações nas redes sociais e a divulgação alcançada por elas, as marcas vêm ganhando espaço de forma positiva, haja vista as informações estarem mais fáceis e disponíveis, simplesmente ao acessar a internet.
Utilizando a estratégia de branding e posicionamento de marca
A estratégia de branding se constitui na visão geral e de planejamento de uma marca, com o intuito de formar, reformular, alterar, inovar e demais fatores, que são essenciais para toda e qualquer situação de gerenciamento de um produto e/ou serviço.
Algumas vezes, o posicionamento de marca pode estar entrelaçado com o branding de marca e marketing, participando de um ciclo de vendas essenciais de uma determinada mercadoria ou trabalho realizado.
Dadas as definições básicas sobre a estratégia de branding e marketing, como funciona o posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é como o produto ou serviço acaba influenciando a mente das pessoas, de modo que conseguimos assimilar e associar certas situações.
Por exemplo, quando pensamos em detergente, a primeira associação que fazemos é com uma marca famosa no mercado, conhecida e reconhecida por seus usuários e, inclusive, até associamos o slogan com um fundo musical.
Assim, temos o posicionamento da marca, ou seja, a forma como ela está inserida na sociedade, a qual utiliza e consome os produtos e serviços de maior reconhecimento.
Fatores que ajudam no posicionamento de marketing na internet
Como tratamos anteriormente, muitas formas de divulgação são as grandes apostas da tecnologia, auxiliando no marketing, vendas e, até mesmo, em simples resoluções de problemas, quando consultadas em sites de buscas.
Existem várias técnicas para alavancar o negócio e a marca na internet. Hoje existe a possibilidade de pagar uma espécie de patrocínio, para que suas informações atinjam um público-alvo. Abaixo, relacionamos algumas delas:
- Google AdWords: ajuda na criação de campanhas que divulgam sua marca nas pesquisas e buscas do Google, deixando seu site ou publicidade no topo da página;
- Facebook Business: permite o patrocínio de sua página, conseguindo mais curtidas de postagens, imagens, vídeos e publicações;
- Instagram Business: também permite o patrocínio das fotos, vídeos e histórias, promovendo sua marca em ambientes locais ou específicos;
- LinkedIn Company: auxilia na divulgação de sua marca, empresa, publicação, artigo e demais assuntos de informações profissionais;
- Marketing Digital e Direto: são enviados e-mails direcionados a um público-alvo, com o intuito de atingir as metas e alçar melhor carteira na área de marketing pretendida.
O empenho, o direcionamento e os resultados ajudarão o seu projeto de marca, mas lembre-se: tudo dependerá da forma como você vai aplicar, direcionar e manter as informações atualizadas para atingir uma marca fortalecida e de sucesso!