Geralmente, estamos acostumados a ver no mercado digital e de produção editorial, muitas plataformas como sites, blogs e demais meios de comunicação, apresentados de uma forma clara, precisa e atraente.
Muitas destas plataformas estão envolvidas com a estratégia de branding, branding de marca e branding marketing, podendo trazer resultados que vão além dos visuais, e também se tornar um bem ativo da empresa, conduzindo-a ao sucesso.
A gestão de marca, mais conhecida como branding management, reúne importantes fatores para que a marca não seja apenas um slogan ou logotipo, mas sim, um conjunto de ações, tornando-se algo concreto.
Estratégia de branding, branding de marca e branding marketing
Embora sejam nomes muito parecidos, existem algumas diferenças entre os três, sendo que cada um desenvolve um papel essencial, fundamental para a marca, ao mesmo tempo em que desempenham funções específicas. Deste modo, sucintamente, passaremos a descrevê-los:
- Estratégia de branding: envolve todo o planejamento, controle e estratégias voltadas à comunicação, vendas, marketing e visão do sistema completo da marca, sempre buscando as melhores formas de alavancá-la, tanto quanto o negócio em si.
- Estratégia de marca: tratando-se deste assunto, podemos relacionar à forma como a estratégia e ações são feitas perante o mercado. Exemplo: a reputação, o que é prometido ao cliente pelo slogan, pelas ações de relacionamento com o cliente, etc.;
- Estratégia de marketing: essa estratégia tem por base as anteriores, porém, sua ênfase está na forma como divulgaremos e venderemos tais ações, colocando à frente as expertises e ações que movimentam o produto ou serviço como um todo, trazendo provas e ratificando o compromisso.
Utilizando o branding a seu favor por meio de blog
A forma mais evidente e certeira de colocar em prática as estratégias, o marketing e a marca no mercado é seguir os padrões e certos passos básicos de divulgação, como o blog, por exemplo.
Se nele for aplicada uma boa estratégia de branding, valendo-se de constante atualização de informações, reformulando a marca e atingindo o público-alvo, teremos um ótimo resultado para continuação do projeto.
Já, caso as ações de aplicação, bem como a inserção no mercado, for de ótimo nível, com informações claras e visual atraente, ocorrerá um retorno positivo de branding de marca.
Um bom marketing promocional, elaboração de redação de conteúdo, o uso de redes sociais, técnicas de SEO e tudo o que detalhe os produtos, serviços, novidades e informações sobre a marca de um modo geral, servirá em favor do branding de marketing.
Aí entram as ações de quem cria um blog para a divulgação da sua marca e produtos. A importância do blog está na atualização constante, um muitos casos diária, das vendas, dos serviços e qualquer assunto que estiver relacionado à sua marca.
Tudo isso, sem contar que sua marca estará nas mãos de especialistas no assunto, seja em redação, revisão e diagramação de sites e blogs, garantindo melhores resultados tanto em escrita, formalidade e aspecto visual.
Sendo assim, se houver planejamento, execução da marca e confirmação do negócio no mercado, o branding terá seus fundamentos bem sucedidos, criando uma nova marca que vende seu conceito, e não apenas palavras.