As redes sociais vêm crescendo exponencialmente não só no nosso dia a dia, mas também no ramo dos negócios. Cada vez mais empresas vem aderindo as redes sociais como forma de manter contato com seus clientes.
O Facebook, o Twitter, o Youtube e o Instagram são as redes sociais mais usadas pelas empresas na divulgação dos seus serviços e produtos. Mas muitas empresas já descobriram o potencial de marketing do Snapchat.
O Snapchat foi criado em 2011, mas só atingiu a popularidade em 2013 e de lá para cá vem crescendo cada vez mais, contando com 100 milhões de usuários no mundo e um valor de marca de US$16 bilhões.
Claramente, com um número de usuários tão elevado, o Snapchat se torna uma ferramenta de marketing de força considerável. Mas o problema é que muitas empresas não sabem fazer uso das funcionalidades do aplicativo.
Ele funciona, basicamente com transmissão e recebimento de conteúdos multimídia, em sua maioria vídeos, com o diferencial de que o conteúdo tem um tempo limite para visualização, que vai de 10 segundos, até 24h na função histories.
5 DICAS DE COMO UTILIZAR O SNAPCHAT NA SUA EMPRESA
Diversas empresas já atuam no aplicativo para reforçar sua marca, divulgação de produtos ou até mesmo a interação com o consumidor, confirma algumas dicas de como usar o Snapchat nos negócios:
- O Snapchat tem como principal função para empresa manter-se próximo dos seus clientes. O compartilhamento de vídeos curtos e fotos permite que os clientes conheçam melhor a empresa.
- Um dos usos mais comuns do aplicativo é para mostrar os bastidores e o dia a dia da empresa, apresentar os funcionários e novos produtos. Para que assim os clientes criem um vínculo maior com a empresa.
- O Snapchat desenvolveu recentemente uma função que também vem sendo utilizada por diversas empresas, que são os filtros de geolocalização. Esses filtros podem ser usados nas fotos e vídeos capturados pelo aplicativo em locais específicos.
- É uma ótima ferramenta de marketing para lojas físicas, restaurantes e lanchonetes, pois mostra os clientes fazendo uso dos seus serviços e de quebra mostra a sua marca para os seguidores dos clientes, não só os seus.
- A criação de promoções por Snapchat também é uma boa opção, pois coloca seus clientes para usar a criatividade, tendo caráter mais efêmero que as demais redes sociais.
Como toda rede social, o uso por empresas deve ser feito de maneira a levar em conta o bom senso, sabendo que ali é um local para uso profissional da rede social, para assim evitar constrangimentos para sua marca.