Pular para o conteúdo
Início » Blog & Negócios » CONTEÚDO DUPLICADO

CONTEÚDO DUPLICADO

PREJUÍZOS DE UM CONTEÚDO DUPLICADO

Uma rápida passada de olhos pelas recomendações gerais de produção de conteúdo já deixa evidente que a cópia ou duplicação de conteúdo é um assunto sério e que pode prejudicar gravemente o desempenho de uma página.

A duplicação de conteúdo pode ser feita de forma não intencional – como em sites de e-commerce com produtos muito semelhantes ou em páginas com versões para impressão, por exemplo – mas também acontece como forma de manipulação dos mecanismos de busca com a intenção de gerar mais tráfego à página, o que não é bem visto tanto pelos mecanismos de busca quanto pelos próprios usuários das páginas.

Além do embate ético de deliberadamente enganar mecanismos e usuários, a duplicidade de conteúdo pode trazer consequências reais. Confira algumas delas:

 ANULAÇÃO DO TRABALHO EM SEO

A duplicidade recorrente de conteúdos em um site pode fazer com que os mecanismos de busca não mais indexem as páginas, fazendo com que todo o investimento financeiro e de tempo em estratégias de SEO sejam, basicamente, jogados no lixo. A métrica relacionada à página também é desprezada e o próprio domínio perde pontos de credibilidade, reduzindo ainda mais o seu potencial de indexação.

 PENALIZAÇÃO DO GOOGLE

 Alguns acreditam que “enganam” o algoritmo do Google quando duplicam conteúdo, mas a verdade é que o Google sabe exatamente qual é a página original e qual é a duplicada. A penalização acontece, como exploramos acima, justamente com a dificuldade de indexação e com a perda de pontos de page rank, fazendo com que a página duplicada não apareça nas pesquisas do usuário e, consequentemente, anulando totalmente a intenção da duplicidade.

 INSATISFAÇÃO DO USUÁRIO

A experiência de navegar por diversas páginas diferentes e encontrar o mesmo conteúdo em todas elas causará grande insatisfação ao usuário, que muito provavelmente evitará novas visitas à página duplicadora.

É interessante explicitar, inclusive, que a penalização do Google, que dissemos acima, não se dá pela intenção do mecanismo de “proteger” o produtor original do conteúdo mas, sim, pelo desejo de otimizar a experiência de busca do usuário. Não é interessante ao Google que o usuário clique em várias páginas diferentes que surgiram em uma busca e encontre o mesmo conteúdo em todas elas; isso gera insatisfação e coloca à prova a credibilidade do mecanismo.

Como é possível perceber, conteúdo deliberadamente duplicado é malvisto tanto por mecanismos, quanto por usuários, causando desperdício total de tempo e dinheiro. É importante, por isso, que o produtor de conteúdo esteja sempre ciente da necessidade de criar um conteúdo 100% original, evitando que seu trabalho seja em vão e sua credibilidade seja posta em cheque.

Olá como podemos ajudar?