Há muitos anos o marketing digital vem galgando espaços cada vez mais relevantes entre empresários, empreendedores e consumidores brasileiros. As tendências que surgem são ferramentas importantes para solidificar o seu lugar dentro do mercado.
Por isso, selecionamos as tendências mais significativas do marketing digital para 2018, mostrando como aproveitá-las de maneira plena e como ampliar o público-alvo de seu empreendimento ou empresa!
Ferramentas de marketing digital – Como converter tendências em estratégias para o seu empreendimento
As tendências para o marketing digital, em 2018, prometem agilizar a comunicação entre consumidores e empreendedores, com foco em informações importantes, concisas e diretas. Para entendê-las e otimizá-las, destacamos as mais importantes:
- Utilização do Big Data: com a ajuda da inteligência artificial, podemos proporcionar aos clientes um serviço eficaz, que atenda suas demandas com rapidez. Analisar os dados de Big Data irá ajudar como uma espécie de “ajuste fino” das campanhas de Marketing.
- Chatbot: ainda dentro do campo da inteligência artificial, a adoção de programas de computador que simulam uma conversa humana pode ajudar vários clientes ao mesmo tempo, te deixando livre para resolver outras questões.
- Buscas por comando de voz: com a utilização dos comandos de voz, as pessoas tendem a se sentir mais à vontade ao ouvir uma voz humana que possa ajudá-las, sem a necessidade de digitação.
- Realidade virtual: essa tendência é uma das mais promissoras. Com a realidade virtual, seus clientes poderão visualizar melhor seus produtos dentro de suas próprias realidades digitalmente construídas.
- Progressive Web Apps: os Progressive Web Apps foram desenvolvidos para dispositivos móveis, constituindo-se na junção de um website com um aplicativo, deixando mais praticas e acessíveis as compras feitas pela internet.
- Textos com SEO: a competição por cliques será maior, por isso as empresas que se mantiverem seus sites atualizados conseguirão maior destaque entre todas as outras.
Redes sociais para marketing – A importância do marketing no Facebook
A presença nas redes sociais disponíveis é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento nos dias de hoje. Também é necessário estar atento às atualizações, mudanças e regras para que o marketing de sua empresa se desenvolva de maneira plena e dentro das diretrizes.
No Facebook, o algoritmo do feed de notícias dará destaque às páginas e perfis curtidos por pessoas próximas, com grande interatividade. Por isso, é preciso atualizá-las sempre e buscar por pessoas que não somente as curtam, mas também interajam com elas.
Em suma, para colocar em prática as tendências digitais para o marketing em 2018, fique atento às possíveis mudanças nas relações entre empreendedores e consumidores, e nunca perca de vista as novidades tecnológicas disponíveis no mercado.