Saiba tudo sobre o marketing imobiliário

Saiba tudo sobre o marketing imobiliário

Uma ótima forma de alavancar vendas e conquistar novos clientes.

O marketing é essencial para alavancar as vendas e atrair uma nova gama de clientes para qualquer empresa e isso não é diferente no mercado imobiliário. Mas você sabia que podem existir estratégias de marketing individuais de acordo com a área de atuação da sua marca?

O Marketing Imobiliário, por exemplo, traz dicas e ferramentas direcionadas para venda e aluguel de imóveis. Com essa segmentação de mercado é possível criar campanhas mais específicas e que podem trazer ainda mais resultados positivos para as imobiliárias.

Neste artigo, vamos entender mais sobre esse ramo do marketing e como aplicar suas principais estratégias.

O que é o Marketing Imobiliário

O marketing, como área de estudo isolada, é o ramo que estuda, analisa e compreende as principais demandas de um cliente de uma certa empresa.

O profissional dessa área precisa compreender sobre as dores, os ganhos, os desejos e as necessidades do cliente. Assim como estabelecer os pontos fortes e fracos da empresa, além de todas as suas oportunidades dentro do segmento de mercado.

É exatamente isso que o Marketing Imobiliário pretende fazer. Porém, por ser uma área de estudo específica para a compra e venda de imóveis, o perfil do cliente já se encontra pré-estabelecido. Mas, mesmo com essas definições prévias, é necessário encontrar novos meios para se destacar dentro do mercado imobiliário.

O Marketing Imobiliário pode acontecer por meio de dois ramos do marketing tradicional. O Inbound Marketing, com estratégias direcionadas para os meios digitais, através do site da empresa e a atuação direta nas redes sociais.

Atualmente, é um dos ramos que tem crescido em sua área, afinal, é fácil encontrar o público-alvo de uma empresa específica todo na internet.

Dentro do Inbound Marketing é importante criar um conteúdo de qualidade, que leve o cliente até a sua página e, consequentemente, direto para o seu site. Além disso, na internet é fácil criar um vínculo com o cliente, com comentários e respostas, e até mesmo no bate-papo de uma rede social.

O outro ramo do marketing aplicado diretamente para o setor imobiliário é o Outbound Marketing. Se o Inbound Marketing relaciona as estratégias para que o cliente chegue até a marca, o Outbound realiza exatamente o contrário, ou seja, ele leva a marca até as pessoas.

São as formas de propaganda mais tradicionais, como aquelas de rádio e TV, outdoors, telemarketing e até mesmo a entrega de panfletos porta a porta.

Pode parecer um tanto ultrapassado, mas para o Marketing Imobiliário ainda é uma possibilidade de investimento que pode render bons resultados para a empresa.

Estratégias para o Marketing Imobiliário

A primeira estratégia para se fazer um Marketing Imobiliário de qualidade é a criação de um site. Talvez a sua empresa já tenha um, mas é preciso adequar alguns pontos, afinal, dentro de uma campanha de marketing digital é necessário levar o cliente até o site para que, então, o processo de compra comece.

O site precisa ser bem dividido e estruturado, com os diferentes segmentos bem visíveis. Por exemplo, se a empresa imobiliária atua em diferentes cidades, é preciso que o site apresente abas para cada cliente de cada área atuante, como imóveis para vender no Paraná ou então imóveis para alugar em São Paulo. O cliente não pode se perder dentro da página.

Outra estratégia para ser aplicada dentro do site é a possibilidade de deixá-lo responsivo, ou seja, se o cliente acessá-lo através de um smartphone ou tablet, não vai ter dificuldades para entrar nas páginas e transitar por todo o site.

A segunda dica é em relação às redes sociais. Não é necessário fazer uma conta empresarial em absolutamente todas as redes existentes, mas é preciso estar nas mesmas que o seu cliente usa. Com um rápido estudo de mercado e público-alvo, é fácil definir as redes mais usadas. Mas, em geral, é necessário criar uma conta no Facebook e no Instagram, atualmente as mídias sociais mais usadas em todo o mundo.

Dentro do Facebook é fácil criar o vínculo entre empresa e cliente. Fazer posts diários, trazer informações interessantes e relevantes para o público, vai aumentar o engajamento deste com a página.

Além disso, é possível criar anúncios personalizados dentro da plataforma para atingir diretamente o seu público-alvo, com base nos seus interesses e até mesmo a faixa etária. Dentro do Facebook também é possível coletar dados de campanhas em aberto e descobrir se está sendo efetivo ou se será preciso adotar uma nova estratégia.

Formas de aplicação do Marketing Imobiliário

Além da criação das redes sociais da empresa, da otimização do site da imobiliária, do contato direto com o cliente e da possibilidade de aplicação de marketing em propagandas offline, existem outras formas para aplicar as estratégias de Marketing Imobiliário.

A criação de anúncios dentro da internet também pode ser eficaz para o mercado de imóveis. Por exemplo, é possível criar anúncios específicos dentro das redes sociais. Eles são estratégias que podem gerar um resultado quase imediato, aumentando o alcance do conteúdo publicado e gerando novos contatos dentro da plataforma.

Dentro do Facebook e Instagram ainda é possível fazer a segmentação de conteúdo, para que o seu anúncio seja visualizado apenas por usuários que possam demonstrar um interesse genuíno na compra ou aluguel de imóveis.

Outra forma de publicar anúncios na internet é diretamente nos buscadores. Os motores de busca, como o Google, Yahoo e Bing permitem a publicação de anúncios, e a segmentação também é possível.

Ou seja, dentro dos buscadores o seu anúncio imobiliário vai aparecer para quem pesquisou determinada palavra-chave, como “compra de imóveis”, por exemplo. Esse anúncio pode aparecer antes mesmo das primeiras respostas do buscador, gerando um impacto imediato na pesquisa do usuário.

Mas, além das redes sociais e buscadores, também é possível criar anúncios diretamente em portais. Desde que sejam relevantes e de alto acesso por usuários que possam se interessar pelo mercado, ou seja, por pessoas que tenham o perfil de compra e aluguel de imóveis.

Uma última dica é relacionada com o e-mail marketing. Essa forma de comunicação pode atingir diretamente os seus clientes ou também os clientes em potencial, por meio de envio de materiais que possam ser de interesse do público, novas promoções e novidades no mercado.

É importante manter um relacionamento estreito com os clientes fixos. Mesmo que seja raro um cliente comprar mais de uma casa na imobiliária, é ele que pode fazer a ponte para novos clientes, com a indicação direta para amigos e familiares.

Sobre o Autor

Redator administrator

Olá!
Como posso ajudar?
Powered by