MARKETING DE CONTEÚDO: FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM O SEU PÚBLICO-ALVO

MARKETING DE CONTEÚDO: FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM O SEU PÚBLICO-ALVO

A cada dia que passa a informação se mostra um instrumento poderoso, afinal, por meio dela, é possível atrair clientes, fidelizá-los, provocar mudanças no comportamento dos consumidores e se fortalecer no mercado, daí a importância do marketing de conteúdo.

Assim, por conteúdo podem ser entendidos diferentes tipos de informações divulgadas por canais variados, especialmente os digitais, como sites, blogs, fóruns, plataformas de vídeos, postagens em redes sociais, dentre outros.

Quando aliada ao marketing, a criação de conteúdos objetiva criar uma relação de maior proximidade com o target, ou público-alvo da empresa, de maneira mais leve e instrutiva, afinal, toda informação tem como fito principal transmitir algo.

POR QUE O MARKETING DE CONTEÚDO SE DESTACA NO MERCADO ?

O acirramento da concorrência e o crescimento no número de empresas que oferecem serviços e produtos parecidos são grandes desafios para os profissionais de Marketing, afinal, como se destacar num mercado cada vez mais diversificado e em constante expansão?

As antigas táticas do chamado marketing de guerrilha estão caindo por terra, pois se notou que os consumidores tendem a fugir quando a intenção de venda por parte das empresas é muito clara, assim, abordagens diretas e insistentes, por exemplo, devem ser repensadas.

O marketing de conteúdo, por sua vez, se mostra uma ótima alternativa, já que ao invés de tentar vender a todo custo, ele “dá” algo aos clientes para que estes voltem a procurar a empresa de forma espontânea, ou seja, é o consumidor que vai até ela e não o contrário, como no marketing de guerrilha.

Assim, ao invés de fazer propagandas para que os internautas visitem o site ou blog da empresa, esta cria conteúdos interessantes e relevantes – como artigos, tutoriais, postagens – que os atraem à página e apareçam em destaque em seus resultados nos sites de busca.

A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO E SUA IMPORTÂNCIA

Nesse tópico serão listados alguns tipos de conteúdos que podem ser criados a fim de estabelecer um relacionamento mais próximo e produtivo para com os clientes, e são eles:

  • Artigos: Os artigos podem ser criados sobre os mais diferentes temas, porém é recomendado que a empresa foque naqueles que possuam alguma relação com seu nicho comercial e os produtos e serviços que ela oferece, porém com ênfase na informação com conteúdos relevantes, e não na venda em si. Logo, uma indústria de peças para carro, por exemplo, pode divulgar artigos em seu site ou blog a respeito dos cuidados para com o carro, rotinas de manutenção, importância de adquirir peças de boa qualidade ou como escolher um bom mecânico. O resultado é o fortalecimento da imagem da companhia em seu segmento de atuação, já que por meio dos artigos ela será vista como expert no assunto, e o maior contato com o público-alvo, que não se sentirá coagido a comprar, mas sim convidado a conhecer os produtos;
  • E-books: Os e-books são conteúdos mais extensos, divididos em capítulos e sub capítulos, acessados por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares, leitores de e-book, tablets e notebooks, e sua finalidade é tratar com mais profundidade determinado tema ou assunto. Disponibilizar e-books para download é uma boa maneira de atrair o público e, assim como ocorre com os artigos, mas de forma ainda mais acentuada, mostrar-se como profundo conhecedor da área, o que aumenta a credibilidade da companhia;
  • Tutoriais, institucionais e textos técnicos: Os textos institucionais fazem parte do marketing de conteúdo e são o cartão de visita da empresa, afinal, é por meio deles que os clientes conhecem sua história, serviços, produtos, linha de atuação, missão, valores, modos de trabalho e canais para entrar em contato. Os textos técnicos e tutoriais demonstram maior expertise e podem ser usados para descrever produtos nos sites oficiais e em outros especializados em vendas. É importante que esses conteúdos tenham informações mais específicas sobre sua caracterização e funcionamento;
  • Posts em redes sociais: Ideais para estabelecer uma relação mais dinâmica junto aos consumidores, a criação de posts, enquetes e fóruns em redes sociais é um dos caminhos mais eficientes para se aproximar dos clientes de forma direta e simplificada. Para além de postagens, por meio das redes sociais é possível tirar dúvidas, responder reclamações, divulgar promoções, lançamentos e novidades, colher depoimentos dos clientes sobre a empresa e ainda aplicar pesquisas de satisfação;
  • Comparativos e infográficos: Um tipo de conteúdo que tem se tornado cada vez mais popular são os textos que visam fazer comparações entre produtos e serviços ou auxiliar os clientes a escolher o mais adequado para cada necessidade. Um exemplo prático: uma loja que comercializa materiais de construção pode produzir conteúdos sobre como escolher o melhor tipo de calha para cada edificação ou dar dicas das melhores tintas, cores e marcas para cada cômodo da casa. Os infográficos, por seu turno, por serem um tipo de conteúdo mais dinâmico, colorido e ilustrado, chama atenção dos internautas e pode ser aplicado em diferentes contextos. Como é possível notar, o marketing de conteúdo utiliza meios e ferramentas bem diversificados.

CUIDADOS PARA COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS

A criação e divulgação de conteúdos pode ser faca de dois gumes, pois, ao mesmo tempo em que um texto bem elaborado e relevante chama atenção dos clientes e os aproxima da empresa, um texto mal elaborado e não profissional termina por causar o efeito contrário.

Por isso, contar com uma boa agência de marketing de conteúdo é a melhor solução, pois seus profissionais, redatores, editores e revisores, se dedicarão a produzir textos de alta qualidade e que farão com que a empresa transmita uma boa imagem aos clientes.

O marketing de conteúdo, portanto, quando bem usado só traz benefícios às companhias e também ao público geral, pois agrega mais informações à rede e aumenta o fluxo de internautas e, consequentemente, o numero de vendas daqueles que as divulgam.

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