JÁ OUVIU FALAR EM MARKETING DE AFILIADOS? CONHEÇA AGORA

JÁ OUVIU FALAR EM MARKETING DE AFILIADOS? CONHEÇA AGORA

Talvez você tenha escutado ou visto em algum lugar sobre o marketing de afiliados, mas você sabe realmente o que significa e qual a importância desse tipo de marketing?

O marketing de afiliados pode ser descrito como uma estratégia que tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores por meio do alargamento e da diversificação dos canais pelos quais um produto ou serviço chega até eles.

Além disso, para a empresa que oferece serviços ou produtos, trata-se de uma ótima forma de aumentar as vendas, já para o afiliado, uma forma de ganhar dinheiro com o comércio online, mesmo que ele não tenha criado nenhum tipo de produto ou serviço em si.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo simples: uma empresa que vende perfumes ao invés de apenas anunciar seus produtos em um site ou rede social, pode trabalhar com afiliados, isto é, uma rede de pessoas que também atuará anunciando seus produtos por meio de blogs segmentados que buscam atingir o maior número de pessoas online que possam estar interessadas no produto.

Nesse caso, cada venda é rastreada e se ela partir de um click oriundo do site, canal, blog, plataforma ou rede social do afiliado, este ganhará uma comissão e a empresa receberá o dinheiro pela venda do produto ou serviço e se responsabilizará por seu envio.

VANTAGENS DO MARKETING DE AFILIADOS

A primeira grande vantagem do marketing de afiliados é o custo, pois a empresa não precisa arcar com as campanhas publicitárias realizadas por seus afiliados, tampouco se ocupar delas, pois o pagamento das comissões se dá apenas de acordo com o tipo de programa adquirido.

Além disso, é uma forma de estar presente em diferentes mídias sociais na internet, como em canais do Youtube, blogs, perfis no Facebook, Instagram, Twitter, dentre outras, afinal, é preciso ser visto para estar constantemente na mentalidade do consumidor.

Para o afiliado, trata-se de uma ótima opção para começar a ganhar dinheiro com a internet e a possibilidade de anunciar produtos de outras empresas o desobriga a criar e gerenciar seus próprios produtos e serviços.

Também há vantagens aos consumidores, que passam a ter mais canais para buscar informações, dicas e orientações antes de efetuar compras. Logo, com esse tipo de marketing todos ganham.

EXEMPLOS DE AÇÕES DE MARKETING

Para chamar atenção dos internautas, é necessário que os afiliados produzam conteúdos relevantes e de boa qualidade, alguns com ótimos resultados são:

  • A criação de textos e artigos que coloquem em evidência os produtos e serviços anunciados, nesse caso, a credibilidade do autor e a qualidade dos conteúdos são essenciais para alcançar bons resultados;
  • Tutoriais de uso de produtos se transformaram numa febre e não é por acaso, afinal, eles geram ótimos resultados de vendas. Entretanto, é preciso voltar atenção à qualidade do vídeo e da imagem para produzir materiais eficientes;
  • Comparativos de produtos também chamam atenção do público e são ótimas ferramentas do marketing de afiliados na hora de divulgar as marcas de seus parceiros. Nesse caso, é preciso criar conteúdos sempre muito informativos.

TIPOS DE PROGRAMA DE AFILIADOS

Tendo em mente o que é marketing de afiliados e as diferentes ações que podem integrá-lo a fim de divulgar com mais eficácia determinado produto ou serviço, é preciso conhecer os diferentes programas existentes e suas especificidades. Vamos a eles:

  • Custo por venda

Nesse modelo de programa, a comissão só é paga quando a venda for originada do link compartilhado com o afiliado. Por exemplo, num blog foi anunciado um curso, um internauta clica no link presente no blog e faz a compra, então, o afiliado recebe a comissão por ela.

O CPV é a melhor opção para produtores e empresas menores que desejam angariar mais afiliados para anunciar seus produtos e serviços. Também é excelente para o afiliado que recebe comissões mais consistentes;

  • Custo por clique

No modelo de CPC, o afiliado recebe uma comissão cada vez que um banner, propaganda ou pop up do anunciante for clicado em seu site, perfil ou página em rede social, canal, blog, dentre outras plataformas por ele utilizadas.

É uma boa opção quando se vai trabalhar em parceria com produtores e empresas maiores, pois o desempenho dos afiliados depende de forma direta das ações de marketing e publicidade dos anunciantes;

  • Custo por ação

No custo por ação, como o próprio nome indica, é preciso que o internauta não apenas clique no banner do afiliado, mas também realize algum tipo de ação concreta na página do anunciante, como uma compra, solicitar orçamento, cadastrar-se para receber newsletter, etc.

Nesse caso, é preciso que o afiliado se empenhe para que os visitantes de sua página não apenas vejam os anúncios, mas se interessem por eles e acessem, naveguem e realizem ações na página do anunciante;

  • Custo por mil impressões

Nesse modelo de marketing a comissão é paga ao afiliado quando o banner ou propaganda em sua página for clicado mil vezes.  A vantagem é que esse valor é fixo e, por isso, é possível obter uma rentabilidade mais constante.

Por demandar uma quantidade elevada de cliques, trata-se de um modelo interessante para afiliados que possuam bom fluxo de internautas em suas páginas.

DICAS PARA SER UM AFILIADO

Agora que você já entendeu sobre o assunto, que tal se tornar um afiliado?

Se você deseja participar desse tipo de marketing, aqui vão algumas dicas:

  1. Escolha um dos programas de afiliados: para começar, é importante pesquisar bem para decidir qual dos programas de afiliados é melhor para o seu negócio;
  2. Escolha o produto ou serviço que esteja de acordo com o seu segmento de trabalho para anunciar e conheça bem aquele produto ou serviço;
  3. Forneça boas informações sobre o produto ou serviço: é importante que o público consiga entender do que se trata aquilo que você está anunciando. Se necessário, faça demonstrações por meio de webinars, stories do Instagram, dentre outras formas.

OS NOVOS CAMINHOS DO MARKETING DIGITAL

Muitas pessoas ainda não conhecem o potencial desse tipo de marketing, porém, como ficou claro, esse modelo de marketing é altamente vantajoso para anunciantes, afiliados, produtores e o público geral, que está cada vez mais antenado e ávido por informações.

Por isso, ao anunciar produtos e serviços é possível ganhar mais dinheiro com a rede, porém é preciso estar sempre atento (a) à qualidade das informações passadas, afinal, ao se tornar um afiliado é preciso cativar o público e transmitir a ele profissionalismo e credibilidade.

 

*Nota do autor: Este post foi publicado pela primeira vez em 17/05/2019 e foi atualizado com informações mais completas.

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