POR QUE OS CLIENTES COMPRAM NA CONCORRÊNCIA?

POR QUE OS CLIENTES COMPRAM NA CONCORRÊNCIA?

Carrinho de comprar numa loja online

 

O rápido crescimento do comércio on-line e o incremento de suas vendas se deram principalmente por dois motivos: a maior facilidade do acesso à internet e o aumento da confiança devotada a ela pelos seus usuários, que movimentam 20 bilhões de reais por ano.

Porém, se uma loja virtual não vai bem, é preciso compreender os hábitos dos consumidores e identificar os motivos que os levam a comprar na concorrência. De acordo com dados publicados pela pesquisa encomendada pela Birdie a resposta é simples: informação.

A importância da descrição de produtos para e-commerce

A observação dos dados publicados pela pesquisa Hábitos de Compra do Consumidor Online são reveladores e apontam que, para 79,3% dos clientes que efetuam compras pela internet, o volume de informação é determinante na hora de adquirir um produto ou serviço.

Portanto, é crucial estar atento aos detalhes abaixo:

  • Descrição de produtos: Uma boa descrição é essencial não apenas para que os clientes se sintam seguros e façam suas compras, mas também para que voltem à loja virtual. Uma má experiência pode pôr a perder a fidelização tão buscada pelas empresas;
  • Fotos, dados, especificações técnicas: Todos esses elementos são necessários, porém, dentre eles, uma boa descrição dos produtos é apontada como essencial para 76% dos consumidores. Ademais, produtos com foto recebem até 5 vezes mais cliques;
  • A descrição para loja virtual também é de suma importância. Cerca de 80% dos pesquisados apontaram já ter desistido de uma compra por se sentirem inseguros com as informações disponíveis no site, que devem ser claras, bem organizadas e objetivas;
  • A clareza na disposição das informações é, portanto, essencial, uma vez que a dificuldade em encontra-las é apontada como desestímulo às compras por 65,1% dos entrevistados, seguido da falta de informações essenciais, com 59,8% das respostas;
  • Outros dados importantes que devem estar evidentes ao consumidor são aqueles relativos à política de pagamento, de trocas ou devoluções praticadas pela empresa, dessa forma é possível transmitir maior respeito e transparência nas transações.

As informações que mais afugentam os compradores online

Para além do layout do site, é importante ter atenção aos textos e imagens nele publicados. Fotos de má qualidade ou de aparência amadora minam a confiança dos clientes. Para resolver esse problema basta ter cuidado com a iluminação e foco no momento de fotografar.

Preços enganosos, fretes abusivos e processos burocráticos de entrega e troca também fazem com que os internautas fujam da loja e comprem na concorrência, por isso é preciso formular textos concisos, sem ambiguidades e verdadeiros a fim de conquistar para sempre os clientes.

Quer mais informações sobre a importância de criar uma descrição de produtos adequada e que possa gerar mais negócios?  Nós, da Central do Texto podemos auxiliar.

Pense sobre isso e assista o vídeo:

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