CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS DE TEXTOS PARA BLOG QUE ATRAEM MAIS VISITANTES

CONHEÇA AS ESTRATÉGIAS DE TEXTOS PARA BLOG QUE ATRAEM MAIS VISITANTES

Ter um blog é uma excelente forma de ganhar mais notoriedade na internet, afinal, por meio dele é possível divulgar conteúdos, tornar a empresa ou negócio mais conhecido e aumentar a visibilidade na rede ao compartilhar bons textos para blog.

Entretanto, de nada adianta manter um blog sem visitantes, pois fazer isso é o mesmo que falar sozinho. Logo, é indispensável adotar algumas estratégias para que a produção de conteúdo para blogs surta o efeito desejado e chegue ao maior número de pessoas possível.

QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM BLOG

Antes de conhecer as estratégias para desenvolver textos para blog realmente interessantes, e que atraiam grande número de internautas, vale a pena entender os benefícios e vantagens em aplicar esse tipo específico de plataforma:

  • Com a divulgação de conteúdos especializados é possível alcançar parcelas mais segmentadas do mercado e, assim, atingir em cheio o público-alvo desejado, ou seja, aqueles que possuem interesse ou precisam dos produtos ou serviços da empresa;
  • O blog também colabora para que a empresa construa uma imagem melhor junto aos consumidores e se destaque como expert em seu segmento de atuação. É uma ótima ideia para ser aplicada tanto por companhias jovens quanto outras mais antigas;
  • Outro benefício do blog é o approach, ou seja, a forma como se dá a aproximação entre empresa e cliente, pois ao invés de apenas vender produtos e serviços, o blog compartilha informações e atrai os internautas de forma natural, menos agressiva;
  • O blog ainda tem papel fundamental ao divulgar informações e conteúdos na rede, conquistar novos seguidores nas redes sociais, assinantes de News letters e criar listas de e-mails, contatos e leads a fim de melhor direcionar as campanhas de marketing.

MELHORES ESTRATÉGIAS NA CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS

Tendo em vista os benefícios em se ter um blog, é preciso saber como atrair mais visitas por meio de estratégias vinculadas aos próprios textos, isto é, fazer com que o conteúdo em si chame atenção dos internautas e promova o aumento de fluxo na página. Veja como:

Dimensão dos textos

O tamanho dos textos deve ser pensado em dois aspectos, primeiro com relação aos hábitos de leitura dos internautas, e segundo a quantidade de palavras para que ele seja considerado relevante e apareça nos resultados mais visíveis dos buscadores.

Assim, para estimular a leitura, é interessante que os parágrafos sejam curtos e fluídos, o que significa que as partes devem ser coerentes entre si.

Já a quantidade de palavras pode variar, o SEO (Search Engine Optimization) trabalha com textos a partir de 300 palavras, porém os mais longos, com cerca de mil, aparecem melhor ranqueados nos buscadores.

Palavras-chave

O uso e a repetição de palavras-chaves relacionadas às buscas dos internautas também colabora para que os conteúdos sejam mais facilmente localizados pelos buscadores e fiquem visíveis aos internautas aumentando as chances de serem acessados e lidos.

E-books exclusivos

A disponibilização de e-books no blog é uma ótima estratégia, já que atrai os segmentos que se deseja atingir. Porém é preciso pontuar que um bom e-book é aquele que trata o tema proposto com profundidade.

Assim, é importante refletir sobre a qualidade do texto criado, a linguagem utilizada (formal, informal, publicitária, técnica, jornalística, intimista) e manter o foco no público que se deseja atingir (homens, mulheres, jovens, adultos, profissionais específicos).

Guest post

Para atrair mais fluxo e aumentar a visibilidade por meio dos textos para blog é possível lançar mão da estratégia do guest post que consiste em publicar, como convidado, um artigo num blog de maior audiência ou no qual o público seja mais segmentado.

Dessa forma, é possível atrair visitantes ao blog por meio da criação de conteúdos divulgados em outros blogs e sites. Neste caso é importante criar links para relacionar o conteúdo visitante à página da empresa ou profissional responsável por sua criação e ou divulgação.

Evergreen

O termo evergreen vem do inglês e significa “sempre verde”, numa alusão a conteúdos que se mantém sempre ‘frescos’ e continuam sendo buscados e lidos mesmo se publicados há muito tempo.

Para tanto, além de explorar temas atuais para elaboração dos textos para blog, é indicado criar conteúdos sobre temas atemporais, que sempre despertem interesse, a exemplo dos tutoriais.

COMO DEVEM SER OS TEXTOS PARA BLOG ?

As estratégias para elaboração e divulgação dos textos para blog são importantes, mas é preciso ter em mente que o conteúdo das publicações é fundamental para que os internautas tenham uma boa experiência na página e retornem a ela.

Logo, os textos necessitam ser realmente relevantes e demonstrar a expertise da empresa, por isso devem ser informativos, claros (o que não significa ‘simplificado’ em demasia) e trazer algo novo para o leitor, por isso é preciso fugir das obviedades, e do mais do mesmo.

A forma também é importante, afinal é preciso pensar qual linguagem usar para conseguir falar com o público leitor com mais proximidade. Para isso é necessário conhecer o público-alvo e o segmento que se deseja atingir.

DEDICAÇÃO E PLANEJAMENTO

Por fim, para atrair mais visitantes por meio da publicação dos textos no blog é preciso planejamento e constância, já que não adianta postar apenas um conteúdo e depois abandonar a página às moscas.

Assim, é necessário destinar uma equipe apenas para essa função, produzir conteúdos e gerir as redes e mídias sociais e eletrônicas da empresa, o que nem sempre é possível, especialmente às companhias menores.

Nesse caso, contar com ajuda de uma empresa parceira e especialista em criação de conteúdo e marketing digital é um diferencial, pois não sobrecarrega seus setores internos sem, contudo, descuidar do fluxo de visitantes no blog e demais mídias sociais.

Sobre o Autor

Redator administrator

Olá!
Como posso ajudar?
Powered by